Início » Vacinação em postos de saúde tem desafio de ampliar cobertura vacinal

Vacinação em postos de saúde tem desafio de ampliar cobertura vacinal

by Portalagora

 

Matheus Augusto

Dezesseis unidades de saúde iniciaram ontem a aplicação de vacinas contra covid-19 com uma missão: ampliar o acesso da população aos imunizantes e aumentar a cobertura vacinal na cidade, uma vez que o processo passa a ser descentralizado do Centro Administrativo. Há mais de uma semana a Secretaria de Saúde (Semusa) de Divinópolis reforça o alerta de queda na procura pelas vacinas. A principal preocupação é com a população com a segunda dose em atraso. Em comunicado na tarde de ontem, a pasta informou que apenas 82 moradores estavam agendados para tomar o imunizante, incluindo as doses de reforço, número considerado baixo.

 

Onde?

Atualmente, a cidade conta com 17 pontos de vacinação ? 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o drive-thru do Centro Administrativo (avenida Paraná, 2.601, bairro São José). Os postos de saúde, capazes de agendar até 960 horários por dia, são: Afonso Pena, Belvedere, Bom Pastor, Central, CSU, Danilo Passos, Ermida, Icaraí, Itaí, Maria Lúcia Gregório, Nações, Nilda Barros, Nossa Senhora das Graças, Planalto, Santa Lúcia/Sagrada Família e São Roque/Tietê.

— Devido à baixa procura, a vacinação foi descentralizada para as UBS com o fim de facilitar o acesso aos usuários e aumentar a disponibilidade de doses diárias — reforçou.

O cadastro no site da Prefeitura continua obrigatório. O horário de funcionamento é das 8h às 16h

É necessário ter em mãos: documento de identidade com foto, cartão SUS, cartão da unidade de saúde, caderneta de vacinação e comprovante de endereço.

— A falta de qualquer um destes documentos impossibilitará a vacinação — alerta.

No caso de adolescentes, é fundamental a presença de um adulto.

 

Reforço

A Saúde também emitiu novo comunicado para que os moradores procurem a dose de reforço. Segundo o balanço mais recente, além de 13 mil pessoas com a segunda dose em atraso, outras 9 mil completaram o intervalo de 150 dias e já estão aptas a tomar a terceira dose, mas ainda não se cadastraram. Ontem, novo chamamento foi feito.

— Todas as pessoas que tomaram a segunda dose da vacina contra a covid-19 há mais de 150 dias devem tomar a dose de reforço. Para isso, a pessoa que já tenha completado esse período deve fazer o cadastro no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br ) ou no app — convocou.

A Semusa explica que, no site, na mesma área onde se faz o cadastro para receber a dose de reforço, é possível selecionar a opção “Ver quando a dose reforço estará liberada”. Com o CPF, o sistema informa em qual data a pessoa poderá se cadastrar para receber o imunizante.

 

Cronograma

O cronograma de vacinação do Centro Administrativo, nesta semana é o seguinte:

terça a quinta – aplicação de Pfizer para quem está com segunda dose agendada, em atraso ou adiantou a dose prevista para até o dia 16 de dezembro;

sexta: para o mesmo público acima, porém com aplicação de CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00