Comércio abre ano com promoções

 

Jorge Guimarães

Passada as vendas de Natal, Ano Novo e Black Friday, 2023 começa com a temporada de liquidações. Tudo isso para zerar possíveis estoques e também trocar de coleções, pois a moda outono/inverno já está a caminho, no caso das confecções. Já nas grandes redes de lojas, as promoções podem recair nos itens de mostruário, eletrodomésticos, televisores e móveis, que ficam com os preços mais baixos.

As liquidações costumam ser uma ótima oportunidade  para o consumidor adquirir aquele item que tanto “namorou”, seja na vitrine ou nas prateleiras. Mas especialistas alertam que o consumidor precisa ficar atento quanto a política de trocas do fornecedor, pois ela pode causar muita dor de cabeça no futuro. 

É um momento oportuno para aqueles que já estão acostumados a comprar somente após as festas de fim de ano. Esse é o caso da dona de casa, Andreia Maciel.

— Geralmente deixo para comprar itens bem específicos em janeiro, como sapatos, vestidos e outros acessórios, pois assim encontro preços mais atrativos e o comércio com menos movimento — detalhou.

Verão

A troca de estações também significa mudança de vitrines. Por isso, várias lojas de tradicional shopping da cidade e também na região central, as liquidações chegam até 50% de descontos para o pagamento à vista. O objetivo é limpar o estoque que permanece nas prateleiras da moda primavera/verão, e abastecer o estoque para as novas estações.

— Já com a coleção outono/inverno engatilhada estamos liquidando o verão em plena estação. Todo início de ano fazemos uma queima de estoque com descontos a vista ou não cartão — revela a vendedora, Gabriela Macedo.

Reforço no caixa

Já pensando nas próximas estações, o empresário Dalmo Faleiro faz sua liquidação e estima incremento de 10% a 20% nos lucros.

— Notamos que muitas pessoas não querem mais pagar preços tão altos e ficam esperando as promoções para gastar. Assim, com a liquidação, movimentamos nosso estoque e ganhamos um reforço a mais no caixa da empresa, visto que janeiro é um mês fraco para as vendas — avaliou.

Ainda segundo o empresário, a maior parte dos clientes prefere pagar à vista, o que incrementa o capital de giro.

Alertas do Procon 

Sendo esta uma época propícia para compras,  o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Divinópolis faz alertas e dá dicas aos consumidores. Embora a data possa apresentar boas opções de compra, é preciso cautela e responsabilidade, evitando compras por impulso e analisando o impacto e comprometimento do orçamento.

— Inicialmente, orientamos que o consumidor busque informações sobre a política de troca da empresa, tendo em vista que trocas em razão de modelo, cor e tamanho não são obrigatórias. Se possível, sugerimos dar preferência às compras à vista e, na impossibilidade, verificar as taxas de juros e encargos para parcelamento, evitando aborrecimentos futuros — avalia a gerente do Procon, Isabela Antunes. 

Canais digitais 

Para as compras realizadas por meio dos canais digitais, é sempre importante pesquisar a procedência e ainda verificar se a empresa possui endereço físico, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e também canais de atendimento ao consumidor.

— Evitar realizar compras por meio de publicidades apresentadas em aplicativos e redes sociais, dando preferência à pesquisa e compra de produtos nos próprios sites das empresas; se atentar, antes da compra, à publicidade ofertada pela empresa e o prazo de entrega do produto e suspeitar de preços muito abaixo dos praticados no mercado, visto que podem indicar fraudes e golpes — adverte a gerente.

Também é preciso ficar de olho nas compras pela internet.

— Por fim, vale reforçar que, nas compras realizadas fora do estabelecimento, como é o caso das vendas online, o consumidor pode desistir no prazo de sete dias da assinatura ou do recebimento do produto ou serviço — finaliza. 

Dúvidas 

Em caso de dúvidas, o Procon está à disposição pelos canais digitais (WhatsApp: 3229-6550 ou e-mails: atendimentoprocon@divinopolis.mg.gov.br ou procondivinopolis@gmail.com) ou ainda presencialmente no CAC, localizado à avenida Getúlio Vargas, nº 121, Centro.

 

 

Related posts

Voos em Divinópolis têm reduções de horários e aeronaves

Dia da eleição é considerado feriado e comércio não pode abrir

Infraero assume oficialmente a gestão do aeroporto de Divinópolis