Defesa Civil não confirma que residência no bairro Candidés foi interditada devido a tremores

Bruno Bueno

Não é segredo que Divinópolis é o local com mais tremores de terra no Brasil nessa semana. Segundo informações do Centro de Sismologia da USP, cerca de 13 abalos císmicos foram registrados desde a última segunda-feira. Os fenômenos provocaram inquietação em moradores que, afirmam, inclusive, a aparição de rachaduras em suas casas devido aos tremores. Ontem à tarde, por exemplo, diversos populares informaram que uma residência no bairro Candidés foi interditada devido às trincas causadas pelos abalos.

O Agora entrou em contato com a Secretaria de Trânsito e Transporte (Settrans), setor responsável pela Defesa Civil. O secretário da pasta, Lucas Estevam, informou que a residência foi realmente interditada, mas não confirmou que a causa tenha sido pelos tremores de terra que atingem a cidade.

— A casa foi interditada devido às condições de segurança e risco de queda. O morador alega que foi [pelos abalos císmicos], mas ainda não tem como afirmar que é. Ele disse que após o tremor aconteceu as rachaduras, mas ainda não foi feito o estudo para falar se é ou não — afirmou.

Escala ritcher

De acordo com a Escala Ritcher, sistema de medição da intensidade de terremotos, somente um abalo císmico de 4.0 ou mais tem força para provocar rachaduras. Os tremores em Divinópolis, conforme a USP, não ultrapassaram 3.0.

Related posts

Paróquia se pronuncia sobre feto encontrado em banheiro de igreja no Belo Vale

Incêndio de seis dias atinge vegetação próximo ao bairro Belo Vale 

Multinacional oferece curso de graça na cidade