Início » Divinópolis tem média de 4 casos de violência contra a mulher por dia

Divinópolis tem média de 4 casos de violência contra a mulher por dia

by Portalagora

 

 

Bruno Bueno

Dados divulgados pela Polícia Civil no site oficial da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) mostram que Divinópolis registra, em média, cerca de quatro casos de violência doméstica e familiar contra a mulher por dia. O levantamento é de 2022 e foi realizado pelo Agora na tarde de ontem.

Os números são de janeiro a agosto deste ano. Neste período, a cidade contabilizou 1.068 casos. Isso significa que o município tem, em média, 133 casos por mês e 4,4 por dia. A cada seis horas, uma mulher sofre este tipo de crime na cidade.

Números

Os registros da Sejusp e Polícia Civil mostram que Divinópolis contabilizou 121 casos de violência doméstica e familiar contra a mulher em janeiro. O mesmo número se repetiu em fevereiro. Em março, os dados saltaram para 145 ocorrências. 

Os números continuam subindo em abril, quando a cidade registrou 168 casos. Em maio, a cidade anotou uma nova queda com 137 casos. 122 casos foram contabilizados nos meses de junho e julho (cada). Agosto registrou 132 casos.

O levantamento dos meses de setembro e outubro ainda não foi divulgado.

Comparativo

A reportagem também comparou os dados de 2022 com os dois anos anteriores. Em 2020, a cidade contabilizou 964 casos. Isso significa que o município teve, em média, 120 casos por mês e exatamente 4,0 por dia. 

Os números aumentaram em 2021. Neste período, Divinópolis registrou 1.170 casos entre janeiro e agosto. Isso significa que o município teve, em média, 146 casos por mês e 4,8 por dia. 

Feminicídios

O mesmo levantamento da Sejusp e Polícia Civil também mostra o número de feminicídios tentados e consumados em Divinópolis. Segundo os dados, quatro mulheres morreram vítimas do crime na cidade em 2020. Outras duas foram vitimadas em 2021 e 2022 (1). 

Uma tentativa de feminicídio foi contabilizada em fevereiro do ano passado. Outras duas foram registradas em 2022.

Nova Serrana

Um grave feminicídio abalou os moradores de Nova Serrana, cidade 45 km distante de Divinópolis. Uma jovem de 25 anos foi morta a tiros no bairro Jefferson Batista de Freitas na madrugada do dia 30 de setembro. O companheiro dela confessou o crime e foi detido na BR-262, próximo a Pará de Minas.

Após semanas de investigação, a Polícia Civil indiciou o homem de 26 anos. O crime aconteceu na porta de um bar, por volta das 5h, quando o suspeito efetuou os disparos após uma discussão. O casal tinha três filhos pequenos.

Fuga

Ainda conforme a PC, o suspeito fugiu logo em seguida em um veículo que estava estacionado próximo ao local. 

Em Igaratinga, roubou uma picape de uma empresa da região para continuar a fuga. Por conta do roubo, a Polícia Militar foi acionada e conseguiu realizar um cerco e interceptar o veículo.

Prisão

A assessoria da PC deu detalhes sobre a prisão do homem.

— O suspeito não resistiu à abordagem e de imediato confessou que havia roubado o veículo para fugir, pois havia acabado de matar a própria companheira na cidade de Nova Serrana. A arma do crime, uma pistola israelense 9mm, foi encontrada no veículo — informou.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia em Nova Serrana.

— O homem foi levado pelos crimes de roubo e, inicialmente, pelo homicídio da companheira. Na delegacia, ele também confessou aos policiais o crime. Porém, durante a oitiva, o suspeito preferiu ficar em silêncio — pontuou.

Investigação

Sem a confissão do suspeito, os investigadores reuniram informações e provas, incluindo o uso de várias testemunhas, para esclarecer os fatos. Quem explica é a delegada responsável pelo caso, Thaís Duarte Batalha.

— Confirmamos a autoria após o exame de microcomparação (confronto balístico entre o material coletado na cena do crime com a arma apreendida com o suspeito) apontar se tratar da mesma arma — revela.

O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça. Ele irá responder pelos crimes de feminicídio, com pena de 12 a 30 anos, e roubo majorado, com pena de 4 a 10 anos, mais dois terços.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00