Início » Advogado explica detalhes de revisão da vida toda no INSS

Advogado explica detalhes de revisão da vida toda no INSS

by Portalagora

 

Bruno Bueno

Uma decisão publicada na última semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pode mudar a trajetória de quem tenta se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em votação apertada de 6×5, os ministros decidiram a favor dos aposentados e pensionistas no julgamento sobre a chamada “revisão da vida toda”.

De forma simplificada, a revisão é o recálculo da média salarial para a aposentadoria considerando todos os salários do trabalhador, mesmo os anteriores a julho de 1994. O recurso, se confirmado, poderá ser aplicado para todos os processos sobre o tema no país.

Especialista em direito previdenciário, o advogado Rony Eder de Freitas conversou com a reportagem na tarde de ontem e deu detalhes do impacto da medida.

Como funciona?

De acordo com Rony, o julgamento do tema contempla um grupo seleto de pessoas. 

— O STF julgou recentemente a possibilidade da revisão da vida toda (tema 1102). Tem direito a essa revisão quem teve seu benefício concedido com base na legislação vigente entre 29/11/1999 e 13/11/2019, possui contribuições antes de julho/1994 e recebeu o primeiro benefício a menos de 10 anos — explica.

Vantajoso ou não?

É essencial que os segurados procurem um advogado especializado na área. 

— É fundamental uma análise por parte de um advogado especializado, pois é preciso fazer cálculos para verificar se a revisão é vantajosa para o segurado. Em geral, será favorável para quem tinha contribuições mais altas antes de julho/1994 — afirma.

Mais opiniões

Outros especialistas apontam que a revisão só beneficia quem tinha altos salários antes de 1994. Trabalhadores que ganhavam menos não terão vantagem e, se forem incluídas as remunerações antigas de baixo valor, a aposentadoria recebida hoje poderá diminuir.

Os aposentados precisam entrar com ação na Justiça, depois de avaliar se vale a pena requerer o recálculo, para requerer a mudança.

Ação

A análise estava em plenário virtual em março. O ministro Nunes Marques zerou a votação e a levou para o plenário físico. Na retomada do julgamento, a maioria seguiu o entendimento do relator, ministro Marco Aurélio, pela regra mais favorável ao segurado.

O relator, ministro Marco Aurélio, defendeu que deve prevalecer a aplicação da regra que considera todas as contribuições no cálculo do benefício. O magistrado votou antes de se aposentar. Seu substituto, ministro André Mendonça, não teve a oportunidade do voto.

Votos

Nunes Marques votou a favor do INSS sob o argumento de que há uma “falsa premissa” de que a nova regra é mais favorável aos aposentados.

— Os trabalhadores naturalmente tendem a ter maiores salários na fase mais madura da vida, e não no começo de carreira laboral —  afirma.

Ministros

Alexandre de Moraes acompanhou o relator e disse que, em alguns casos, essa exclusão das contribuições anteriores foi maléfica para o segurado. Edson Fachin também acompanhou o relator e reiterou o voto apresentado no plenário virtual.

Luís Roberto Barroso divergiu do relator e disse que não vê inconstitucionalidade material nessa norma de transição. Luiz Fux seguiu a mesma linha e reiterou o voto apresentado no plenário virtual.

Cármen Lúcia acompanhou o relator e não fez comentários sobre o tema. Ricardo Lewandowski também acompanhou o relator e disse que a fórmula mais benéfica deve prevalecer.

Gilmar Mendes divergiu do relator e reiterou o voto apresentado no plenário virtual. Por fim, Rosa Weber acompanhou o relator e disse que a transição importou em maior prejuízo para os aposentados.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00