MG: sobe para 226 o número de cidades em situação de emergência pelas chuvas

Da Redação

Minas Gerais tem 226 municípios em situação de emergência por conta de ocorrências relacionadas ao período chuvoso, segundo o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Aimorés, Dom Cavati, Jequitinhonha, Oliveira, Porto Firme, Santana do Deserto e Senhora dos Remédios passaram a integrar a lista.

Em Minas Gerais, o número de pessoas que morreram com as fortes precipitações que atingiram o estado permanece em 21, com 2.025 pessoas desabrigadas e 11.415 desalojadas.

São Domingos do Prata, na região Central de Minas, obteve o reconhecimento de estado de calamidade pública (ECP) por conta de estragos provocados pelas chuvas. É o primeiro município do estado, neste período chuvoso, a ter o decreto que atesta incapacidade de prestar o apoio necessário à população por conta própria.

Diante do cenário, a prefeitura cancelou o Carnaval 2023. “Estamos tomando esta decisão porque precisamos de forças para reconstruir nossa querida São Domingos do Prata”, disse o prefeito Fernando Rolla, em vídeo publicado nas redes sociais do município. Segundo ele, há vias danificadas, deslizamentos de terra e outros problemas na cidade.

No caso de São Domingos do Prata, ocorreu um pedido de reconhecimento de ECP diretamente à União. Dessa forma, cabe ao Estado, se solicitado, auxiliar no aporte logístico, envio de equipes para restabelecimento e de material de ajuda humanitária, além de reconhecimento de situação de anormalidade, e intermediação de recursos junto ao governo federal.

Fonte: Agência Minas

Related posts

Torneios de futebol society seguem alegrando fins de semana dos sócios na sede campestre

Thaileon comanda virada do Guarani em Itaúna

Copa Abdala tem rodada de goleadas