Prefeitura de Divinópolis justifica falta de medicamentos

Uma reclamação constante em Divinópolis, na área da saúde, é a falta de determinados medicamentos na Farmácia Municipal, a farmacinha. A lista é disponibilizada pela Prefeitura (para ver, clique aqui). Até a última atualização, no dia 13 de janeiro, 22 remédios estavam em falta. Diante da situação, a atual aministração publicou, nesta sexta-feira, 3, um comunicado esclarecendo a situação. 

— Há muito a gestão municipal optou por dar transparência aos dados relativos à falta de medicamentos e tem tratado o abastecimento farmacêutico com total prioridade. No entanto, é preciso ressaltar que a indisponibilidade dos itens não decorre de inércia ou desídia da Semusa, posto que a Administração Municipal mobilizou todos os setores competentes para aquisição dos referidos medicamentos, bem como para o acompanhamento das entregas — informa.

De acordo com a Prefeitura, o embaraço é causado pelo processo de compras públicas. 

— A partir do momento em que, pela via da licitação, uma empresa é contratada, existe todo um trâmite administrativo a ser observado para não atentar contra os direitos do licitante e nem atropelar os princípios processuais da ampla defesa e do contraditório. A Semusa está atuando diligentemente no controle das inadimplências, inclusive com a deflagração de processos administrativos para apuração de responsabilidade e aplicação das penalidades contratualmente previstas — acrescenta. 

O secretário de Saúde (Semusa), Alan Rodrigo, ressalta que a dificuldade não se restringe a Divinópolis, sendo tema de discussões no Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

— Estão sendo relatadas faltas de diversos fornecedores, inclusive alguns medicamentos em nível nacional. Mesmo assim, a gestão vai continuar buscando alternativas para o fornecimento — conclui.

 

Related posts

Governador Zema homenageia CSSJD com medalha Santos Dumont

Moradora critica atendimento no posto de saúde do São José

Referência na saúde, Divinópolis recebe pacientes de diversas cidades da região