Vacina contra meningite C é liberada para todos os públicos

A campanha de vacinação contra meningite C está liberada para todos os públicos, independentemente da idade, até o dia 30 de abril. A Semusa reforça que a vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença e evitar a infecção.

— É muito importante que, aqueles que ainda não se vacinaram, procurem a unidade de saúde de costume e realizem a vacinação — comunicou a Prefeitura.

A decisão foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Coordenação Estadual do Programa de Imunizações (Cepi), que anuncia a prorrogação para a população geral, considerando as contraindicações do imunobiológicos.

Sobre a meningite C 

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Os principais sinais e sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele.

Related posts

Samu lança aplicativo para otimizar atendimentos urgentes

Queimadas e tempo seco castigam quem tem problemas respiratórios 

Anvisa aprova atualização de vacina contra covid-19