Medidas de segurança surtem efeito em escolas de Divinópolis

Bruno Bueno

 

As medidas de segurança implementadas nas escolas de Divinópolis surtiram efeito. É o que avaliam as autoridades responsáveis por garantir a paz nas unidades. A preocupação de pais e responsáveis com possíveis atentados no município acendeu o alerta e provocou a introdução de novas diretrizes na última semana.

A principal delas foi a contratação de vigias para as escolas municipais. Em âmbito estadual, a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC) deflagraram a operações com o objetivo de fiscalizar todas as unidades da cidade. 

 

Prefeitura

 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disse em nota, que nenhuma ocorrência adversa foi reportada em escolas administradas pela Prefeitura de Divinópolis.

— Não houve nenhum registro. A comunidade escolar recebeu de forma positiva as ações que estão sendo implementadas conforme a realidade local de cada unidade — explicou à reportagem.

A implementação de vigias em unidades municipais foi realizada, segundo a Prefeitura, a partir de critérios pré-definidos.

— Nós direcionamos  os vigias prioritariamente para as unidades onde a instalação de concertinas exige adequação estrutural dos muros. Porém, todas foram contempladas com o vigia para auxiliar na segurança das portarias — disse.

 

Câmeras

 

Novos equipamentos serão implementados nas unidades de ensino. O principal deles, conforme o Executivo, é a introdução de câmeras de segurança em todas elas.

— As unidades estão se organizando com recurso destinado via caixa escolar — comenta.

Rumores sobre possíveis ataques no dia 20 de abril circularam na internet nas últimas semanas. Nenhum registro foi contabilizado. Na mesma data, a Semed realizou o projeto “A paz no mundo começa em mim”.

— As unidades puderam trabalhar o tema da cultura de paz com o apoio dos familiares das crianças e adolescentes — acrescenta.

 

PM

 

A Polícia Militar também cumpre seu papel para garantir a segurança dos alunos. Na última semana, o efetivo de Divinópolis realizou a operação “Fecha Batalhão – Proteção Escolar”.

As ações policiais foram intensificadas nas imediações das escolas, com abordagens a pessoas e veículos, contatos comunitários, visitas e presença policial, levando maior segurança aos estudantes, professores e demais profissionais da educação. O aumento da ronda e frota de veículos também prossegue na cidade.

 

Situação

 

A assessoria de comunicação da 7ª Região de Polícia Militar informou que nenhuma ocorrência adversa foi registrada em escolas da cidade.

— O trabalho da Polícia Militar continua. Estamos realizando visitas nas escolas municipais, estaduais, particulares e creches. Fazemos contato com diretores, professores e alunos para dar dicas de segurança e relacionamento com os pais. O balanço, até o momento, é extremamente positivo — pontua.

 

Impacto

 

Lucas Rodrigues é aluno do ensino médio em uma escola estadual de Divinópolis. Para ele, as novas medidas trouxeram segurança.

— É uma sensação de alívio. Aqueles boatos deixaram a galera preocupada. Agora quase sempre quando chego na escola tem um policial nos arredores. Isso é muito importante para garantir a segurança — afirma.

Laíde Assis é mãe de um estudante do ensino municipal e tem uma visão parecida.

— Finalmente algo realmente efetivo está sendo feito. Parecia que não ia sair do papel, que ia ser só “para inglês ver”. Desta vez, não. O vigia na porta da escola traz uma sensação de segurança. Não é qualquer um que vai se arriscar — finaliza.

 

Estado

 

O governo de Minas anunciou também na  última semana que todas as escolas do Estado serão 100% monitoradas por câmeras de segurança. A medida é a principal de uma série de diretrizes preventivas à violência e fortalecimento da rede de proteção. 

— Quase 70% das escolas de Minas já têm circuito interno de TV. As principais áreas são monitoradas 24 horas por dia. Essa medida foi adotada ano passado como medida de maior segurança, para evitar vandalismos, furtos que muitas escolas são acometidas. Vamos ampliar esse investimento — explicou o governador em entrevista.

Zema ainda deu detalhes sobre o investimento financeiro que será feito pelo governo.

— No ano passado foram R$ 48 milhões, esse ano vamos reservar mais R$ 35 milhões para equiparmos todas as escolas do estado com circuito interno — salienta.

 

Olho: “Não houve nenhum registro. A comunidade escolar recebeu de forma positiva as ações que estão sendo implementadas conforme a realidade local de cada unidade”.

 

  • Prefeitura de Divinópolis

 

 

Related posts

Finalistas da Copa Divinópolis serão conhecidos no sábado

Guarani estreia no octogonal da base contra o Formiga, no dia 29

Guarani vence mais uma e dispara na segundona do Mineiro