Boas vindas!

Raimundo Bechelaine

Divinópolis é terra de acolhimento, de hospitalidade. Homens e mulheres, às vezes famílias inteiras chegam de todos os lugares e são bem acolhidos. Com trabalho, perseverança e criatividade, passam a participar do engrandecimento da cidade. Acabam formando um inesperado e feliz encontro entre Babel e Pentecostes, uma Divina Polis que se irradia por toda a região. Aqui não é a torre do orgulho e da vaidade que se ergue contra os céus, é a cruz de todos os povos que aponta para o Eterno.

Há um século, vieram os frades menores, os queridos franciscanos. A presença e a atividade deles têm marcado a história e o perfil do nosso povo. Nesta semana de junho, mês do aniversário da emancipação municipal, um novo cidadão é recebido e vem incumbido de uma missão. Dom Geovane Luís da Silva era bispo auxiliar de Belo Horizonte. A partir de agora, é o bispo desta Diocese do Centro-Oeste mineiro, que abrange mais de 50 paróquias, 25 municípios e uma população aproximada de 850 mil habitantes.

Na Diocese, Dom José Belvino foi o primeiro e Dom Geovane vem a ser o segundo bispo de origem marianense. Nasceu em Barbacena, aos 21 de junho de 1971, filho de José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva. Cursou filosofia e teologia no célebre Seminário de Mariana. Foi ordenado presbítero aos 21 de junho de 1997, pelo admirável arcebispo Dom Luciano Mendes de Almeida, cujo processo de beatificação está em andamento, tendo já recebido o título de “Servo de Deus”. Padre Geovane obteve o mestrado em Teologia Dogmática, em 2005, na prestigiosa Universidade Gregoriana, em Roma. Em 25 de março de 2017, foi sagrado bispo auxiliar para a capital mineira.

A presença de Dom Geovane vem recordar-nos, mais uma vez, entre outros dons, o senso e os valores da mineiridade e da fé católica, preservados e cultivados na primeira Diocese de Minas Gerais. Além disso, nos trará também, certamente, a preciosa herança espiritual e pastoral adquirida na convivência com o Servo de Deus Dom Luciano, que tão bem soube harmonizar uma profunda espiritualidade com a visão eclesial atualizada, proposta pelo Concílio Vaticano II. Que tenha, portanto, uma longa permanência entre nós. Que o Senhor lhe conceda saúde, discernimento e que seja bem sucedido nas suas iniciativas e decisões. E também que viva um período de alegria e realização pessoal, em meio ao nosso povo trabalhador e abençoado pelo Santo Espírito.

jorababech@gmail.com

 

 

 

Related posts

Finalistas da Copa Divinópolis serão conhecidos no sábado

Guarani estreia no octogonal da base contra o Formiga, no dia 29

Guarani vence mais uma e dispara na segundona do Mineiro