Início » Agosto começa com mais dois homicídios

Agosto começa com mais dois homicídios

by Portalagora

Da Redação 

Divinópolis já registrou dois homicídios em agosto. Na segunda-feira, o corpo de um homem de 21 anos foi encontrado às margens da estrada vicinal que liga a comunidade Boa Esperança ao Córrego do Paiol, em Divinópolis. De acordo com a Polícia Militar (PM)  a vítima estava com dez perfurações de arma de fogo na face. Já ontem, um homem, de 27 anos, foi encontrado com ferimentos de arma de fogo no pescoço. Ele tinha passagens por lesão corporal em 2021. 

Os crimes elevaram para 33 o número de homicídios registrados na cidade. Apenas um caso a menos do que o número total contabilizado durante todo o ano passado.

Últimos registros

O Agora noticiou em julho último, assassinatos nos bairros Jusa Fonseca, Santa Rosa, região Central e São José. Na última semana, um homem de 46 anos também foi alvejado por disparos de arma de fogo no bairro São João de Deus. Testemunhas contaram que a vítima estava no portão de casa quando um homem se aproximou e efetuou cerca de cinco disparos em sua direção. Conforme informações da PM, o homem possuía passagens policiais por roubo.

Além disso, uma tentativa também foi registrada próximo ao Fórum, no bairro Liberdade, na semana passada. No dia, três homens dispararam ao menos 42 vezes contra dois outros que chegavam ao local.

De acordo com o Comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Erlando Ferreira da Silva, uma reunião foi realizada na última, junto à Associação Mineira de Magistrados (Amagis), o Gabinete de Segurança do Tribunal de Justiça Militar, a diretoria do Fórum e juízes, para discutir sobre o reforço na segurança no local e nas proximidades:

— Foram acertadas algumas medidas visando aumentar a segurança, estamos intensificando as ações policiais no local. Paralelamente, estamos desenvolvendo ações visando identificar os responsáveis pelo homicídio tentado ocorrido próximo ao Fórum — explicou o comandante.

Violento 

Julho de 2023 é o mais violento dos últimos seis anos. Foram cinco homicídios no total, enquanto no mesmo mês dos anos anteriores, de 2019 até 2023,  há registros apenas de 1 ou 2,  conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Período em que a PM intensificou suas ações, inclusive com apoio especializado da corporação em Belo Horizonte. 

Ações

Com o aumento no número de homicídios, a Polícia Militar lançou, na última semana, na Praça da Bíblia, a operação ‘Saturação’. De acordo com o comando local, o objetivo é prevenir assassinatos e roubos, além de ampliar a ostensividade do patrulhamento e  viabilizar o cumprimento de mandados de prisão.

Segundo a PM, durante a investida, que conta com o apoio dos militares da   Companhia de Polícia Militar Independente de Policiamento Especializado, os policiais serão distribuídos em locais pré-definidos após uma “minuciosa análise dos crimes e planejamento operacional”:

— Durante a operação, diversas áreas da cidade são saturadas, com intensificação de abordagens e patrulhamento ostensivo em bairros estratégicos — esclarece a Polícia Militar.

O comandante do 23º Batalhão enfatiza que a questão dos homicídios tem sido um grande desafio.

— É o maior desafio da Polícia Militar, da área de segurança de Divinópolis no momento, tendo em vista os últimos acontecimentos. Nós estamos com diversas ações em andamento, quanto na parte de inteligência, quanto no ostensivo, realizando ações com foco na identificação destes autores, principalmente na prevenção de novos delitos. Aumentamos as fiscalizações de egressos, tendo em vista que essa é uma das características das vítimas, mais de 90%, egressos do sistema prisional — esclarece Erlando Ferreira.

O comandante do 23° lembra ainda, que os homicídios, muitas vezes, estão ligados a outros fatores.

— O crime de homicídio é um que possui múltiplas faces, tem a questão do tráfico de drogas, rivalidade, muitas vezes, a questão passional também envolvida, mas vamos continuar firmes buscando levar uma resposta e tranquilidade para a população — finaliza.

Já a Polícia Civil (PC) segue com as investigações. O responsável pela Delegacia de Homicídios em Divinópolis, o Marcelo Nunes afirmou que as investigações estão em andamento para identificar os suspeitos e a motivação por trás dos crimes.

— A Polícia Civil está comprometida em aplicar a lei de forma justa e rigorosa, buscando levar os responsáveis à Justiça e trazer segurança à população — destacou.

Crescente:

Dados da Sejusp mostram que, durante todo 2022, Divinópolis registrou 34 homicídios e 35 em 2021. Em 2023, o número já chega a 33.

Confira os números de anos anteriores:

2012 – 36 homicídios
2013 – 29

2014 – 23
2015 – 30

2016 – 44

2017 – 54

2018 – 49
2019 – 36
2020 – 21

2021 – 35

2022 – 34

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00