Contratação de emprego formal cresce pelo quarto mês seguido

 

 

Jorge Guimarães

 

Pelo quarto mês consecutivo Divinópolis registra saldo positivo na geração de empregos formais, segundo dados do mês de maio fornecido pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados  Caged) do Ministério do Trabalho. Apenas no mês de janeiro, o Município encerrou o período com saldo negativo. Em maio, o saldo foi de 449 vagas preenchidas com carteira assinada e registradas 3.256 admissões e 2.807 demissões. 

 

Segmentos

 

E mais uma vez, o setor de serviços foi o destaque com 1.365 admissões contra 1.095 demissões, fechando positivo em 270 vagas formalizadas. Depois vem o segmento da construção civil, que depois da pandemia vem se recuperando gradativamente, com 318 admitidos contra 226 desligados, saldo de positivo de 92. Um dos setores que sempre se despontaram na abertura de vagas para empregos formais foi o do comércio, mas fechou maio na terceira colocação quando se trata de números de vagas oferecidas, quando teve 892 admitidos e 809 demitidos, contabilizando 83 vagas de carteira assinada. O setor da agropecuária teve 26 contratados e 22 com contratos de trabalho rescindidos, fechando 4 vagas positivas. Já o setor da indústria empatou nos dois quesitos, houve 655 contratações e 655 demissões.

— A baixa no mês de janeiro já era esperada devido ao fim das contratações temporárias realizadas no fim do ano. E a alta em março se deve a contratações para melhor atendimento das datas comemorativas, como  Dia das Mães e Namorados. E a sequência agora deve se manter já com os empresários visando o segundo semestre, que vem com Dia dos Pais, Crianças, Black Friday e a data mais esperada por todos que é o Natal. Assim as contratações devem se manter neste nível, ora caindo um pouco, mas esperamos não ver nenhum mês negativo daqui para frente — avaliou o economista, Leandro Maia.

 

Números 

 

Números estes, relevantes no decorrer dos cinco primeiros meses do ano. A cidade começou o janeiro em baixa, com o número de menos 197 vagas de empregos formais. Em fevereiro se recuperou e viu este número crescer e passar a ser positivo em 274 vagas. Em março, o mercado de trabalho deu um salto ainda maior, foram 445 vagas oferecidas na cidade. Já no mês de abril teve nova queda, mas que não chegou a ser negativa, quando registrou 124 vagas de carteira assinada. E, em maio voltou a subir e ultrapassou os números de março, que até então eram os melhores do ano. Totalizando assim nos primeiros cincos meses de 2023 o número de 1.095 novas vagas de emprego com carteira assinada.

— A tendência a partir de agosto é de manter o quadro de funcionários, para melhor treiná-los visando as vendas de fim de ano. E a partir de outubro, começo de novembro, verificar se há possibilidades de contratações temporárias para melhor atendimento a nossos clientes. E como todo ano devemos fazer, mas em relação a quantidade só a demanda vai nos dizer — detalhou o empresário, Júlio Célio Silva.

 

Minas Gerais 

 

Em Minas Gerais, foram 236.174 contratações e 209.548 demissões, perfazendo um saldo positivo de 26.626 vagas de empregos com carteira assinada. 

 

Foto/Divulgação

 

Divinópolis mantém-se com saldo positivo em empregos formais 

Related posts

Infraero assume oficialmente a gestão do aeroporto de Divinópolis

Estado lança sistema que facilita pagamento de imposto

Com vagas para Divinópolis e região, ‘Trilhas de Futuro’ abre inscrições