Preto no Branco 06/07/2023

Nova denúncia?

Os comentários nos corredores do Fórum sobre o afastamento do juiz Ather Aguiar ainda continuam e ainda devem durar por um bom tempo. O pior não são nem as falas sobre o assunto, mas que o assédio moral cometido por lá não é exclusividade do magistrado em questão. Os rumores são de que há mais gente criando coragem e, em breve, mais juízes podem ser alvo de providências da Corregedoria. Com um detalhe: envolve outro tipo de crime também. Alguém aposta em algum nome? Aguardemos!

Mais severa 

Quem acompanha desde o início o caso denunciado na Comarca sabe que os abusos eram cometidos também contra as estagiárias da Vara onde o juiz atuava com apoio e conivência de seu assessor de gabinete. No entanto, a autoridade que tem prazer em praticar este tipo de crime é melhor pensar duas vezes de agora para frente. O Estatuto da Advocacia – Lei 8906/94 – sofreu alterações nesta semana. O presidente Lula (PT) sancionou a Lei 14.612 que insere punições pelas práticas de assédio sexual, moral e discriminação no âmbito do Estatuto da Advocacia.  Essas práticas são consideradas infrações ético-disciplinares, com o infrator podendo ser afastado do exercício profissional pelo prazo de um mês a um ano. Porém, a punição pode ir ainda mais longe. Se for configurado crime, conforme a lei que rege a magistratura, a Loman, o juiz pode até ser exonerado. O que seria mais do que merecido, afinal não é para isso que o ocupante de um cargo tão importante, que deveria seguir as normas à risca, é tão bem pago. 

Voto e elogio 

O governador Romeu Zema (Novo) saiu do gabinete do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) com uma cara de conversa produtiva. Isso pode ser notado no vídeo que o chefe do Executivo no Estado publicou ontem após a visita ao divinopolitano, que fez a Zema a seguinte promessa: “ Se o projeto da reforma tributária tiver artifícios que vão prejudicar Minas Gerais, meu voto é contra”. Em parte de sua fala no vídeo, o governador elogia Cleitinho afirmando que o “Brasil todo”, gosta muito dele. A aproximação do governador com o senador começou quando Cleitinho era deputado estadual, se intensificou na campanha de Bolsonaro à Presidência e, agora, vai além de pensamentos políticos semelhantes, e a filiação do prefeito Gleidson Azevedo ao Novo. Tem muito a ver também com as eleições de 2026. Ficou curioso? No próximo tópico.

Com um pé?

A votação da reforma foi apenas um dos assuntos que levou o governador a Brasília. Ele se encontrou com outros governadores e, além do projeto que será apreciado no Senado, falaram de interesses em comum entre os Estados que governam. No entanto, o que deixou alguns políticos com a “pulga atrás da orelha” foi o fato de o governador não ter ficado só no encontro com Cleitinho, que atualmente está no Republicanos. Zema se reuniu com o deputado federal por São Paulo, Marcos Pereira, que coincidentemente é presidente nacional da legenda e vice-presidente da Câmara. Como fontes seguras da capital mineira garantem que o araxaense não ficará no Novo, ele estaria com um pé no Republicanos? Ou não. Já que se encontrou também com o senador Ciro Nogueira do Piauí, presidente nacional do PP, mesmo partido de Marcelo Aro, seu secretário da Casa Civil e amigo. Além das duas siglas fazer parte de sua base na Assembleia Legislativa. Para qual das duas poderá ir, Zema só definirá mais para frente, mas que ele vai deixar o Novo, isso é fato!

Será candidato

E quem apostava que Romeu Zema iria terminar seu segundo mandato como governador e voltar ao comando das suas empresas, se enganou. Ele que sempre foi apaixonado pelo que fez na iniciativa privada, parece que pegou sentimento com a pública também. As mesmas fontes garantem que ele será candidato a senador nas próximas eleições. Depois de atuar e se dar bem no Executivo, vai experimentar o Legislativo, onde, caso eleito, ficará por dois mandatos também. E terá o apoio de quem? Pronto. Parceria e vida feitas!

Related posts

Thaileon comanda virada do Guarani em Itaúna

Copa Abdala tem rodada de goleadas

Galo larga atrás nas quartas da Libertadores