Férias escolares

Escrevo este texto para refletir sobre o tempo!

Este que é como diz a música “o senhor do destino, cantor de todos os ritmos”.

Este que é descrito até nas escrituras  sagradas e, a cada coisa, é reservado um momento, atenção e dedicação específicos. Para tudo há um tempo!

A percepção do tempo é subjetiva! É uma experiência individual. Sua cadência se volta mais a satisfação que temos com determinada atividade do que, de fato, com o andar dos ponteiros.

Crianças não vivem o tempo cronológico, elas vivem o tempo subjetivo. Elas estão ocupadas em crescer, aprender e se desenvolver.

Ao finalizar um semestre letivo, a criança vence uma etapa importante nas aquisições de suas habilidades escolares. Ocorre a aquisição não apenas de conteúdo, mas também de muito aprendizado social, emocional e afetivo.

Escola é lugar de movimento, de ação. Escola é lugar de contato, de afeto, de aprendizagem. 

Ocorre que, como dito, para tudo há um tempo… E é chegado o tempo de descanso! Ou, como diz Piaget, tempo de assimilação. Uma pausa necessária para “assentar” os conteúdos e elaborar as vivências. Afinal, não fazer nada é importante para estimular a criatividade.

Por outro lado, as férias trarão consigo uma alteração significativa na rotina familiar. Embora seja importante entender que cada um tem o seu lugar e suas responsabilidades, precisamos nos atentar para o fato de manter a criança segura mesmo na alteração da sua rotina. 

A rotina tem a capacidade de manter a criança organizada através da previsibilidade da sequência de suas tarefas. Saber o que vai acontecer traz conforto e segurança, além de minimizar as birras e controlar o comportamento.

Então, nesta etapa de férias garantir a segurança da criança através da previsibilidade dos acontecimentos é algo fundamental para sua estruturação emocional.

Para as crianças que necessitam de algum tipo de terapia (fisio, fono, TO, psicólogo, psicopedagogo), as férias devem ser conversadas diretamente com o terapeuta. De terapia não se tira férias!

Vale também lembrar que este momento pode ser um desafio para os pais, mas evitar o uso excessivo de telas elaborando uma rotina de brincadeiras simples com brincadeiras pode favorecer muito que a criança aproveite bem este momento de descanso.

Então, algumas sugestões de como organizar as férias e torná-las um momento único de conexão e amor:

  • Escreva ou desenhe os acontecimentos do dia e deixe no campo visual da criança. Desta forma ela saberá exatamente o que acontecerá com ela e isto trará regulação emocional.
  • Tente manter os horários de refeições e sono durante a semana.
  • Limite o tempo de telas mas, vale muito a pena fazer um cineminha juntos!
  • É um bom momento para estimular a autonomia: arrumar a própria cama, colocar a roupa suja para lavar, organizar o quarto, ajudar na organização da casa….
  • Também é um bom momento para estimular a independência nas atividades de vida diária: tomar banho, vestir, despir, comer sozinho, usar o sanitário, escovar os dentes.
  • É também um excelente momento para ganhar habilidades como andar de bicicleta, aprender a fazer uma receita simples e sem riscos na cozinha. 
  • Um passeio na pracinha ou no próprio bairro. No correr do dia a dia raramente apreciamos os espaços que nos rodeiam.
  • Apreciar as estrelas ou o pôr do sol. Momentos simples que irão proporcionar memórias afetivas incríveis.
  • As brincadeiras podem alternar entre as motoras (correr, pular, dançar, circuito psicomotor, pular corda), cognitivas (colorir, desenhar, ler histórias), as de imaginação (casinha, escolinha, fazendinha), as sensoriais (slime, massinha, água).
  • Mostrar e brincar com as crianças da brincadeira preferida da nossa  infância. Assim, conectar com as brincadeiras antigas é uma possibilidade de resgatar a história da infância.
  • Ver fotos de família.

Para as férias serem divertidas e estimulantes não é necessário ter muito dinheiro, nem mesmo muito tempo! O ideal é ter organização e planejamento.

Memórias afetivas se criam através de conexões, de significados! Elas não são contabilizadas pelo tempo cronológico!

Boas férias a todos! Será ótimo saber como andam a criação de memória por aí!!!

Related posts

Finalistas da Copa Divinópolis serão conhecidos no sábado

Guarani estreia no octogonal da base contra o Formiga, no dia 29

Guarani vence mais uma e dispara na segundona do Mineiro