Início » Editorial: Muito além

Editorial: Muito além

by Portalagora

Muito além de consultas, exames, vacinação e internações, o Sistema Único de Saúde (SUS) está presente no dia a dia da população em cada detalhe. Motivo de constantes reclamações e alvo de ataques e discursos de ódio, muita gente sequer imagina, mas o SUS é considerado um dos considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde pública do mundo. E ele está presente na rotina dos cidadãos muito além do que se imagina. A água só é potável graças ao Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir do SUS; supermercados, lanchonetes e restaurantes são fiscalizados e controlados por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ou seja, Sistema Único de Saúde; portos, aeroportos e rodoviárias também são fiscalizados pela a Vigilância Sanitária para o cumprimento das normas sanitárias e medidas de prevenção e controle de doenças em locais com grande circulação de pessoas. Isso sem falar no controle do seu plano privado de saúde, pois todos eles são fiscalizados, regulamentados e qualificados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Sim! Ele é gigante e não cabe nestas linhas os “cantos” que ele está no Brasil. 

A prova do tamanho do SUS veio nesta semana, com a repercussão da entrada do apresentador Fausto Silva na fila de transplantes. O jornalista e apresentador, que tem uma fortuna de R$ 1,1 bilhão, está à espera de um coração, justamente na fila de transplantes. Enquanto os próprios políticos usam as falhas do Sistema para se autopromover, para criar fake news, causar pânico, ele segue gigante, sendo muito além do que a população acredita que ele seja. Nem mesmo a riqueza de Fausto Silva foi capaz de superar a grandeza do Sistema Único de Saúde do nosso país. Para quem não sabe, o Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo, e o SUS oferece assistência do início ao fim do procedimento. Em tempos de notícias falsas, de discursos de ódio, ataques gratuitos, a situação do jornalista veio para escancarar que nem tudo que reluz é ouro. Ou seja, nem todo dinheiro do mundo é capaz de comprar saúde, e nem todo discurso “bonito” é verdadeiro. 

É fato que o Sistema tem suas falhas e ainda precisa avançar, mas é incontestável que são justamente aqueles que o atacam, das mais diversas e piores formas, deveriam trabalhar para que essas melhorias fossem feitas. E, se de um lado há correções para serem feitas, do outro infelizmente, não há quem elabore e execute esses progressos. A população no meio disso, apenas se contenta com o que tem, e tonar-se uma “reclamadora contumaz”, que não tem a dimensão do tamanho do SUS e do quanto ele ainda pode crescer. Fausto Silva está aí como prova disso. Dono de uma fortuna, ele espera junto a tantos outros por um transplante de coração na fila do SUS. E, se de um lado nem todo dinheiro do mundo compra saúde, do outro com boa vontade e expertise é possível ir muito além do que se tem hoje. É como dizem por aí: basta querer, pois não só de discursos bonitos e ataques de ódio é feito é um país. É preciso trabalhar, arregaçar as mangas e ir a luta. Ou melhor, nos tempos de hoje, é preciso abaixar os celulares.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00