DIVINÓPOLIS – “CIDADE DAS HISTÓRIAS”

Lara Ordones

Você sabia que Divinópolis é considerada a Cidade das Histórias? Isso mesmo. O título veio em 2018, quando uma empresa de Ouro Preto chegou na cidade para desenvolver um projeto dentro de um programa cultural. E o que encontrou aqui? Um terreno fértil na palavra e na arte dos contadores de histórias. Segundo os produtores, nunca tinham encontrado em uma mesma cidade tantos talentos nesta arte milenar.

O programa que trouxe o projeto na cidade é o Conexões Criativas da Planeta Cluster – Cultura e Sustentabilidade. Ele é o resultado da colaboração entre setores criativos, pessoas, empresas, organizações do terceiro setor e poder público. 

Em todos os municípios por onde passam, movimentam a economia criativa com iniciativas envolvendo os segmentos culturais e artísticos e seus respectivos empreendedores. Segundo o idealizador do programa, Antonio Caiero, “os segmentos que formam o setor cultural empoderam os municípios, promovem inovação, contribuem para aprimoramento da educação, atraem turismo, geram trabalho e renda e contribuem para a valorização dos patrimônios cultural e natural. São, ainda, canais para aquisição de variadas formas de conhecimentos e para a redução de desigualdades, entre outros benefícios”.

E foi exatamente o que aconteceu em Divinópolis. o programa movimentou a economia criativa com contratações de profissionais do setor cultural, fotógrafos, produtores, hotéis, restaurantes, gráficas e muito mais. Como desdobramento do projeto, além do título muito importante para a cidade, os profissionais daqui prestam serviços até hoje para a empresa cultural de Ouro Preto, levando o nome de Divinópolis para todos os cantos de Minas. 

Para finalizar todo este movimento cultural, o programa lançou um lindo catálogo com fotos e histórias dos contadores de histórias da cidade. E todo o projeto e seu desdobramento só foi possível com o patrocínio da VLI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Que mais projetos como este venham para a cidade do Divino e possam ter patrocínios e apoiadores para dar continuidade às iniciativas que tanto engrandecem e movimentam a cultura local!

ANOTE AÍ…

Na próxima segunda-feira, 11, às 18h30, acontece mais uma reunião setorial das demais áreas da Cultura para fechamento das propostas que irão para os editais da Lei Paulo Gustavo. O encontro é aberto aos artistas e fazedores de cultura que queiram participar dos editais e acontecerá no Teatro Gravatá. Participem!

 

AGENDA CULTURAL

 

07 a 29/09 – EXPOSIÇÃO –” ADL GUARDIÃ, DAS LETRAS DIVINAS” de Elizeu Ferreira e Paulo Milagre e das obras dos acadêmicos da Academia Divinopolitana de Letras, na Biblioteca Pública Ataliba Lago, 1º piso, de 7h30 às 19h.

 

07/09 – MÚSICA – Noite do vinho com Flávia Simão e Vagner Faria, no Estalagem 1032,  às 20h.

 

09/09 – MÚSICA – Festival de Nove às Nove, com diversas atrações musicais na Orla 10, a partir das 9 horas. 

 

 

Related posts

Cine Clube – Trem Bão de Minas exibe três curtas nesta sexta

Divino Tablado oferece oficinas de teatro

Sábado tem ‘Hora do Conto’ especial