Moda casa

Pouca gente sabe, mas na cadeia de produção têxtil há segmentos cujo desempenho empata ou até supera o de vestuário. Um deles é o da chamada ‘moda casa’, que engloba as novidades em cama, mesa e banho. Os números comprovam esse vigor.

Segundo um levantamento recentemente divulgado pelo IEMI, relativo ao período de 2022, esse comércio faturou no país R$ 26,4 bilhões – com um total de 710,5 milhões de peças vendidas. Um detalhe importante é a grande maioria de marcas nacionais, pois os importados representam apenas 15% desse universo. Outra curiosidade é que 94,2% desses valores são do segmento de cama e banho – sobrando pouco para a mesa. Um nicho de oportunidades.

Ampliando a pesquisa para o período de 2018 a 2022 (cinco anos), houve crescimento de vendas de 23% no setor, com destaque para a moda para cama. Tudo isso é distribuído por mais de 24 mil estabelecimentos especializados no setor, sendo a maioria deles lojas de rua (89,2%) – ficando o restante em shopping centers.

E tem mais: 67,2% das lojas estão na região sul e sudeste, sendo que o consumidor desse produto, em sua maioria, isto é, 66,8%, é das classes B e C, movimentando cerca de R$8,2 bilhões. Finalmente, há de se registrar que as vendas on-line no setor cresceram mais de 200% no período.

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