Comércio é autorizado a abrir no feriado de 12 de outubro

Jorge Guimarães

Setembro chega ao fim no próximo sábado e outubro começa com boas perspectivas para o comércio. A aproximação do feriado de Nossa Senhora Aparecida e, por consequência, o Dia das Crianças, gera expectativa no comércio varejista.

Considerada a segunda melhor data, para negócios, do segundo semestre, ela deve aquecer o comércio na cidade. Apesar da cautela de alguns, a reta final do ano é marcada por importantes datas comemorativas, que já começam a mexer com o otimismo do empresariado local. As datas que estão por vir, Dias das Crianças e Natal, possuem forte apelo emocional e comercial junto aos mais variados tipos de públicos, o que leva muitos estabelecimentos a investir em ações para atrair o consumidor.

— Já traçamos nossas estratégias para as próximas datas comemorativas. Vitrines e descontos, além de participar de promoções criadas por entidades, estão dentro de nosso cronograma. Isso além de contar com o apoio de nossos colaboradores. Estamos muito confiantes para as vendas de fim de ano, a partir desta data comemorativa — disse o empresário do ramo de moda infantil, Guilherme Vasconcelos.

Feriado

E para fomentar ainda mais as vendas, o comércio de rua de Divinópolis poderá funcionar no feriado de 12 de outubro, “Dia de Nossa Senhora Aparecida”, caso opte por aderir à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), celebrada entre os sindicatos dos empregadores, o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomércio) e dos empregados, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Divinópolis (Sindcomerciários).

No entanto, essa abertura está condicionada à adesão à cláusula autorizativa que estabelece que o comércio  poderá utilizar a mão de obra de seus funcionários. Para isso, é necessário que o comércio requeira junto ao Sincomércio o Certificado de Adesão à cláusula autorizativa. Além disso, ao fazê-lo, compromete-se a seguir as orientações contidas na referida convenção coletiva.

Para solicitar a adesão, a empresa solicitante deve formalizá-la, enviando um e-mail para sincomerciodivinopolis1@gmail.com ou contatando-nos pelos telefones (37) 9 9873 4466 ou (37) 9 9816 2621. Esses canais também podem ser usados para obter informações adicionais.  A convocação ou o trabalho de empregados na ausência do certificado poderá resultar nas penalidades previstas na convenção.  Já para o sábado, dia 7, do fim de semana que antecede ao Dia das Crianças, foi publicada uma convenção coletiva especial que autoriza o trabalho das 9h às 18h.

— Será uma boa oportunidade para alavancar as vendas, mesmo sendo uma data atemporal, serve de parâmetro para as vendas de Natal. E como todo ano, daqui alguns dias a CDL deve soltar o horário especial para os dias que antecedem a data, os quais devem ser duas horas a mais, no expediente, sendo também mais uma boa opção para conquistar os consumidores — analisou o empresário Júlio Célio Silva. 

Shopping e outros

Os supermercados e as empresas dos estabelecimentos comerciais do Shopping Pátio Divinópolis, deverão seguir as convenções específicas para trabalho em feriados naquelas empresas.

CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Divinópolis orienta seus associados que a convenção coletiva autoriza o trabalho, ficando a critério da empresa optar pelo funcionamento especial ou não. Cabe a cada empresa avaliar a real necessidade de seu funcionamento nos referidos dias. Caso opte pela abertura, é imprescindível que siga as regras estabelecidas na convenção coletiva.

— A data é uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas e atender os consumidores que buscam presentes para as crianças. O Dia das Crianças gera uma demanda expressiva por produtos infantis e brinquedos, no entanto, se tem consumidor na rua, todas as lojas têm oportunidade de vender, não somente do segmento infantil. Nesse dia, as pessoas podem aproveitar a data para fazer suas compras. Possibilitando o lojista não apenas vendas imediatas, mas também o fortalecimento da marca e a construção de relações duradouras com o consumidor — avalia a presidente da entidade, Mônica Simões.

Related posts

Infraero assume oficialmente a gestão do aeroporto de Divinópolis

Estado lança sistema que facilita pagamento de imposto

Com vagas para Divinópolis e região, ‘Trilhas de Futuro’ abre inscrições