Divinópolis perto de bater recorde de temperatura

Ígor Borges

Com a onda de calor presente em quase todo país nos últimos dias, diversos cuidados devem ser tomados para não afetar a saúde. As previsões apontam para esta semana, temperaturas próximas dos 40º C, número muito próximo da maior marca de calor registrada na cidade: 39,2º C, no dia 07 de outubro de 2020. 

Como em outros locais, os divinopolitanos também devem tomar cuidado na hora de se refrescar. Em 2023, a cidade já registrou seis mortes por afogamento. Cinco, ocorreram pelo mesmo motivo durante todo o ano passado. 

De acordo com o diretor regional do Climatempo, Ruibran dos Reis, as altas temperaturas devem continuar até quinta-feira. Após isso, chuvas são esperadas. 

O Agora conversou com o Corpo de Bombeiros, que apontou os cuidados que as pessoas devem ter ao se refrescar em barragens, lagos e rios, a fim de evitar afogamentos. 

Afogamentos 

De acordo com os Bombeiros, o afogamento é a principal causa de morte entre jovens de 1 a 25 anos. Em 2022, 778 pessoas morreram vítimas de afogamento em Minas Gerais. 

O cabo Hudson Orsine, do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) revela quais são as principais causas dos incidentes fatais. 

— A maioria das mortes são causadas por imprudência, excesso de bebida alcoólica, pessoas se aventurar em águas, manobras imprudentes em lagos ou piscinas. A falta de uso de equipamentos de segurança e a falta de cuidado com crianças e idosos também são uma das principais — comentou. 

A principal recomendação dos bombeiros é optar por mergulhar em locais com presença de autoridades de apoio. 

— Se fizer um mergulho para se refrescar, você deve procurar sempre por um local onde exista a presença de guarda-vidas ou do Corpo de Bombeiros Militar — completou. 

Recomendações para o calor 

Hudson ainda alertou sobre algumas recomendações acerca do calor extremo, que tem sido a realidade da última semana. 

— Beba muito líquido. Não fique à espera de ter sede para ingerir água. Beba pelo menos 3 a 4 copos de líquidos frescos, por hora, nos dias de calor mais intenso — recomenda. 

A recomendação é que evite-se também a ingestão de bebidas alcoólicas, muito açucaradas ou geladas. 

Cuidados em relação a roupa e a rotina do dia a dia também devem ser tomados.

— Utilize vestuário adequado e protetor solar. Prefira as peças mais leves, de cores mais claras e de corte alargado. Se tiver que sair à rua, resguarde-se utilizando um chapéu de abas largas, óculos de sol e protetor solar com fator de proteção no mínimo 30 — pontuou. 

Ele reforça para que se dê preferência para sair em horas do início ou do fim do dia, além de procurar sempre descansar em zonas com sombra.

Previsão dos próximos dias

Ruibran dos Reis revelou ao Agora que a tendência das altas temperaturas deve seguir até quinta-feira. Mas, o fim de semana, o tempo deve mudar. 

— A onda de calor diminui a partir de sexta devido a chegada de uma frente fria. Podemos ter chuvas ainda no final de semana — destacou. 

Nesta terça-feira, 26, a previsão é que os termômetros cheguem a marca de 37º C. A umidade relativa do ar deve ser baixa e fica entre 16% e 64%. 

Amanhã, 27, o calor deve chegar aos 40º C, o que pode ser o recorde de temperatura na cidade. Até o fechamento desta matéria, por volta das 16h30, Divinópolis havia registrado 38 º C, por volta das 16h.

Na quinta-feira, 28, o calor deve chegar a 36º C. Atrelado a ele, chuvas devem se aproximar da cidade, e pancadas podem cair à tarde e à noite. 

Nesta sexta-feira, as pancadas também podem ocorrer. Entretanto, a máxima é de 32º C. 

Related posts

Queimadas e tempo seco castigam quem tem problemas respiratórios 

Anvisa aprova atualização de vacina contra covid-19

Inca e Fiocruz vão produzir dados científicos sobre cigarro eletrônico