Valorização da vida: Encontro discute saúde mental para prevenção ao suicídio

 

Da Redação

Representantes do projeto voltado à atenção primária da saúde mental se reuniram na tarde desta sexta-feira, 29,  com representantes da UFSJ, Polícia Militar, OAB, o prefeito Gleidson Azevedo (Novo) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A organização foi da Prefeitura e teve ainda um membro do gabinete do deputado Domingos Sávio (PL).

A ação apadrinhada pelo promotor da Infância e Juventude, Casé Fortes, começou em 2019 e é voltada para atenção primária da saúde mental. Desta vez, conta com uma rede de apoio bem mais ampla e depois da Universidade Federal, o objetivo é estender para as demais instituições de ensino superior.

Objetivo

A meta é fazer um trabalho de controle na base de doenças mentais muito comuns no mundo atualmente, como a depressão e ansiedade.  Com o crescimento da ação, a proposta a partir de agora é formar grupos para auxiliar no trabalho junto às escolas.

— A proposta é envolver os pais por meio de reuniões conduzidas pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.  Entra nesta mobilização também dos doutores das universidades, em especial da área de psicologia. Para que além das instituições de ensino, atuem também nas unidades básicas de saúde — explica uma das integrantes do projeto, Adriana Ferreira.

Prevenção

A principal preocupação dos membros do projeto é o fato de atualmente, a maioria das pessoas que sofre com algum tipo destes transtornos, querem tomar remédio para resolver de forma rápida. No entanto, eles defendem e apostam nas medidas preventivas.

?—O envolvimento dos pais é muito importante, pois também são filhos e netos. Em especial pós-pandemia tem muita gente nesta faixa etária também co depressão. Por isso, o a meta é envolver todo mundo nessa força-tarefa que pode salvar muitas vidas — enfatiza Adriana.

Related posts

Aparelho de ressonância é penhorado e retirado da Santa Casa de Formiga

Pesquisa de eficiência aponta Divinópolis atrás de cidades da região 

Poupar energia: Governo analisa volta de horário de verão