Início » Secretário de Saúde prevê pior ano da dengue em Minas Gerais

Secretário de Saúde prevê pior ano da dengue em Minas Gerais

by Portalagora

Matheus Augusto

Minas Gerais deve viver, neste ano, o pior cenário da dengue de sua história. A afirmação é do secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 16. A letalidade da doença, porém, tem sido a menor dos últimos anos. 

— Não temos dúvida de que esse será o pior ano de nossa história de dengue — definiu. 

O aumento de notificações deve continuar pelas próximas três semanas, aponta o secretário. Após esse período, a curva deve começar a cair gradativamente. 

— Vivenciaremos muitos casos, mas queremos ter a menor letalidade possível.

De acordo com Baccheretti, uma das principais preocupações é a circulação dos sorotipos 2 e 3. 

— Como passamos muitos anos com o sorotipo 1 circulando, temos a maior parte da população suscetível sem imunidade para os novos sorotipos.

As ações do Estado, como a capacitação de profissionais de saúde, têm sido voltadas à prevenção de mortes. O objetivo é oferecer um atendimento adequado no tempo certo aos pacientes. 

— As mortes por dengue precisam ser consideradas como evitáveis.

Ao comentar sobre a dengue hemorrágica, o secretário explicou que o choque geralmente ocorre no quinto dia após a contaminação, quando a “febre vai embora”. Por isso, a importância dos pontos de saúde não apenas garantir o atendimento do paciente, mas estabelecer um retorno neste período para reavaliar o quadro. 

O secretário também garantiu que os municípios possuem recursos suficientes para enfrentar a doença. 

O combate à dengue será reforçado nos ‘Dias D’, em 24 de fevereiro e 23 de março, com medidas de conscientização. 

Vacinação

Questionado pela imprensa sobre a vacinação, Baccheretti espera a chegada de novas doses em março, destinadas aos 22 municípios da região metropolitana e do Vale do Aço. O público-alvo é crianças entre 10 e 11 anos. 

O chefe da pasta espera um resultado considerável da vacinação nos próximos quatro ano, com ampliação da disponibilidade de doses para o público mais vulneração a complicações: adolescentes e velhos. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00