Projeto obriga macas para idosos em unidades de saúde

Matheus Augusto

A acomodação de pacientes com mais de 70 anos em macas nas unidades de saúde pode virar lei. O vereador Lauro Rodrigues (Republicanos), conhecido como Capitão América Solidário, apresentou o projeto de lei CM 29/2024. O texto obriga que a espera por atendimento, seja ele de qualquer especialidade, não seja em cadeiras ou poltronas, mas em macas. 

Importância

Na justificativa, o edil cita a importância de estabelecer um protocolo mais acolhedor e humano. 

— É inadmissível que pessoas com idade acima de 70 anos de idade fiquem em áreas comuns de unidades públicas de saúde, além de ficarem sentadas em cadeiras desconfortáveis e prejudiciais à saúde enquanto aguardam atendimento médico — defende. 

Para Rodrigues, é fundamental proporcionar aos idosos uma experiência mais digna ao procurar atendimento. 

— Este projeto visa não apenas melhorar a experiência de espera, mas também garantir que o atendimento médico seja mais humanizado e adaptado às necessidades específicas dos idosos. Adaptando conforme as características e recursos disponíveis na sua instituição de saúde — conclui.

Trâmite

A proposta foi lida ontem na Câmara de Divinópolis e, agora, segue para as comissões responsáveis pelos pareceres antes de ir ao Plenário para votação.

Related posts

PM recupera 340Kg de pescado em Morada Nova de Minas

CSSJD oficializa compra de “suíte robótica”

Mulher bate em árvore e fica ferida