Início » Cultura e Saúde se unem para criação do memorial da pandemia

Cultura e Saúde se unem para criação do memorial da pandemia

Objetivo é relembrar as vítimas da covid e destacar o trabalho do SUS

by JORNAL AGORA

Da Redação

O Ministério da Saúde (MP) promoveu, nesta semana, o seminário para criação do Memorial da Pandemia de Covid-19, que será implementado com o apoio do Ministério da Cultura (MinC). 

O objetivo é relembrar o período que tirou a vida de mais de 700 mil pessoas no Brasil e estimular a reflexão sobre a importância da ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Presenças

Autoridades do governo federal, gestores de políticas públicas de saúde e cultura, parlamentares, representantes da ciência, de instituições de pesquisa e da sociedade civil estiveram presentes.

Um memorando de entendimento entre as duas pastas para a concretização da parceria foi assinado ontem. A expectativa é que o Memorial seja instalado no Centro Cultural do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

Importância

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, as duas pastas têm o desafio de criar uma política de memória para todo o país.

— Agradeço a todos que atenderam ao nosso chamamento para juntos pensarmos nesse memorial. Sempre defendemos o encontro entre a saúde e a cultura. É preciso pensar a saúde como parte da cultura — afirmou. 

A ministra lembrou ainda a importância de se debater nesse processo aprendizados que contribuam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e da democracia. 

— Só um sistema potente e resiliente pode fazer frente a possíveis futuras pandemias. Ao falarmos do memorial, falamos da importante relação entre memória e história — finalizou.

Preservação

.

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do MinC, Márcia Rollemberg, destacou que esse projeto permitirá a preservação da história recente.

— O Memorial nos faz pensar, refletir e lembrar de tudo o que vivemos. Não foi fácil o que vivemos. Essa iniciativa materializa a recente história, traduz a dimensão simbólica das profundas perdas e sequelas que sofremos e ainda vivemos — disse.

De acordo com a representante da Rede Nacional das Entidades de Familiares e Vítimas da Covid, Rosângela Dornelles, o memorial terá um papel crucial para recompor a verdade sobre essa tragédia e na reparação de suas consequências.

— A construção coletiva desse espaço para homenagem às vítimas, aos profissionais de saúde e à sociedade civil que atuou no enfrentamento à pandemia será um elo para conscientização dos novos parâmetros educacionais, científicos e de controle social — salientou.

Criação do Memorial

De acordo com o Ministério da Saúde, um edital público vai mobilizar artistas, arquitetos e outros profissionais a se engajarem na proposta. No futuro, o memorial deverá abrigar, em suas instalações, uma exposição de longa duração que relata todos os episódios marcantes da pandemia.

— Será um espaço de superação, de destaque da ciência, da força do SUS, de solidariedade e uma oportunidade de estimular a reflexão dos visitantes sobre a saúde. A ideia é que o Memorial seja um museu vivo e em constante mutação — concluiu em nota.

Foto: Julia Prado/MS

Legenda: Evento foi realizado nesta semana

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00