Início » Sind-UTE reivindica aumento do piso salarial da Educação 

Sind-UTE reivindica aumento do piso salarial da Educação 

Manifestação está prevista para amanhã, no quarteirão fechado da rua São Paulo 

by JORNAL AGORA
Foto: Divulgação/Sind-UTE - Ato Regional ocorre em diversas partes de Minas Gerais 

Da Redação 

Ato Regional que reivindica reajuste do piso salarial da educação está marcado para esta quinta-feira em Divinópolis. A ação é organizada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE). 

Uma manifestação ocorrerá no quarteirão fechado da rua São Paulo, no período da manhã. Além de reivindicar o piso, os manifestantes pedem o pagamento do Fundeb e a derrubada do veto do governador ao PL que trata do IPSEMG. 

Maria Catarina Laboré, que faz parte da diretoria do Sind-UTE, explica as razões para os atos. 

Ato Regional 

O evento ocorrerá das 8h às 11h, na rua São Paulo, no Centro de Divinópolis. A ação é organizada por meio do Sind-UTE. 

A principal pauta do ato é a de chamar a atenção do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para que haja um reajuste do piso salarial da educação. A categoria também reivindica o pagamento do Fundeb e a derrubada do veto do governador ao PL que trata do IPSEMG.

Além de Divinópolis, as manifestações estão previstas para várias regiões do estado. 

Razões 

Maria Catarina Laboré explica que as manifestações e paralisações fazem parte de um calendário de lutas estabelecido no começo do ano. 

— Esse calendário surgiu após a greve que ocorreu no dia 22 de fevereiro. Daí lançamos um calendário de lutas para este ano. Onde várias ações já ocorreram — comunicou. 

Ela completa com explicações das ações de hoje e amanhã.

— Nos dias 13 e 14 próximos estaremos em greve com paralisação total das atividades. Gostaria de comunicar aqui que as escolas aderem a paralisação — relatou.

Outras lutas

Hoje, haverá uma audiência pública na Assembleia de Minas Gerais para o debate sobre a derrubada do veto relacionado ao IPSEMG. 

— O projeto garante a continuidade da prestação da assistência médica aos servidores da educação que perderam o vínculo com o estado a partir de dezembro de 2020 — comentou. 

Ela diz que a solicitação do sindicato é que os deputados votem contra o veto do governador. 

Maria Catarina ainda explicou que amanhã haverá uma série de atos e diálogos com deputados, nas diversas regiões do estado de Minas Gerais. 

Sind-UTE

A trajetória do Sind-UTE/MG tem início com a criação da União dos Trabalhadores do Ensino (UTE), em 1979, durante o primeiro Congresso dos Educadores de Minas Gerais, que reuniu cerca de 500 delegados de 71 cidades mineiras na Faculdade de Direito, em Belo Horizonte, representando um marco histórico no movimento sindical mineiro e brasileiro. 

Resultado da luta de trabalhadores que se mobilizaram nas escolas por melhores condições de vida e trabalho, a UTE é fundada como entidade combativa, para fortalecer a categoria, reunindo não apenas professores, mas todos os profissionais do ensino.

O Sind-UTE/MG esteve presente nos principais acontecimentos da história recente do país: luta pela anistia aos presos políticos da ditadura militar, campanha por eleições livres e diretas em 1984, defesa dos direitos dos trabalhadores na Constituição de 1988 e movimento pelo impeachment de Collor. 

O sindicato promove conferências, congressos, plenárias, seminários e greves por melhores condições de vida e trabalho. Conquistando avanços e acreditando que só a luta política, consciente, crítica e organizada é capaz de garantir vitórias para a classe trabalhadora. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00