Políticos iniciam trocas de partidos visando eleição

Matheus Augusto

As primeiras movimentações partidárias, algumas articuladas há meses, começam a ser oficializadas. Apenas nesta semana, o ex-prefeito Galileu Machado anunciou sua saída do MDB após 48 anos na sigla. Já na Câmara, o vereador Edsom Sousa compartilhou sua troca do Cidadania pelo PSD.

Mudanças

O ex-mandatário apresentou ontem, à Justiça Eleitoral, seu pedido de desfiliação. Durante o ato, ele conversou com o Agora sobre o fim de sua história junto à sigla. 

— A direção estadual do MDB achou por bem entregar ao senador Cleitinho [Republicanos]  o MDB Divinópolis. (…) Achei uma falta de consideração muito grande — lamentou.

À reportagem, Cleitinho negou qualquer articulação neste sentido. Segundo ele, há apenas uma sinalização do MDB de apoio à reeleição de Gleidson Azevedo (Novo). 

Futuro?

Machado reforça ter entrado no partido em 1976 “pela porta da frente” e, agora, conversa com outras lideranças antes de definir seu destino. A única certeza é participar das eleições deste ano. 

— Eu quero compor uma chapa como candidato a vice-prefeito — confirma.

A articulação mais forte, como já tornado público, é uma possível aliança com a pré-candidata a prefeita, Laiz Soares (PSD). 

Obrigado e tchau

A convite de Laiz, o vereador Edsom Sousa anunciou, na terça-feira, sua saída do Cidadania para integrar o PSD. 

— Quero, em tempo, agradecer o convívio que tive com a bancada do Cidadania nesta Casa. A política é isso. É o dinamismo da vida partidária — agradeceu. 

Principais datas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também já divulgou o calendário eleitoral. O primeiro turno das eleições acontece em 6 de outubro. A votação será das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília. 

Até 5 de abril, permanece aberta a janela para desfiliação partidária e mudança de legendas para vereadores. Já o prazo para filiação partidária, daqueles que desejam se candidatar, vai até o dia 6 do mesmo mês. 

As convenções partidárias serão realizadas entre 20 de julho a 5 de agosto, para os partidos e as federações deliberarem sobre os candidatos a prefeito, vice e vereador. 

— Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral — informa. 

O dia seguinte marca o início da propaganda eleitoral. 

— Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa — alerta o tribunal.

Colecionadores, atiradores e caçadores ficam proibidos, entre os dias 5 a 7 de outubro, de transportar armas e munições. 

— Eleitoras e eleitores que não votaram no 1º turno e não justificaram a falta no dia da eleição devem apresentar justificativa até 5 de dezembro de 2024, em qualquer cartório eleitoral, pelo e-Título ou pelos Portais do TSE e dos TREs na internet.

Related posts

Homem é preso com escopeta na blusa em Formiga

Laiz Soares é condenada a pagar multa por impulsionar vídeo contra Gleidson

PM recupera 340Kg de pescado em Morada Nova de Minas