Início » Minas vive primeira onda de calor do ano 

Minas vive primeira onda de calor do ano 

by Portalagora

Ígor Borges

Semelhante ao que ocorreu diversas vezes no ano passado, Minas Gerais vive uma nova onda de calor. As temperaturas devem ficar até 5º C acima do comum, até o começo da semana que vem. 

A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta à população, acerca dos riscos à saúde, decorrentes do calor extremo. Em Divinópolis, os termômetros podem chegar à marca de 36º C. 

O Agora conversou com especialistas para entender as razões para o novo aumento de temperatura e saber quais as formas de se proteger nesse calor. 

 Calor extremo 

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) emitiu um aviso sobre as altas temperaturas esperadas para os próximos dias. De acordo com a previsão do sistema, os termômetros podem ficar acima de 38°C, à tarde, em áreas do Triângulo, Norte, Jequitinhonha e Sudoeste de Minas. Já em áreas do Alto Paranaíba, Oeste, Sul de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata, as temperaturas máximas ficam entre 36 e 38°C à tarde.

Em Belo Horizonte, a máxima varia entre 33°C e 36°C, também à tarde. A temperatura também está prevista para atingir cidades na região Noroeste, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Jequitinhonha e Norte de Minas.

 Alertas 

A Defesa Civil de Minas Gerais alertou  nesta semana para as altas temperaturas. O órgão enfatizou a importância da ingestão de água, uso de protetores solares e de umidificadores de ar. 

 Causas do calor

 Em entrevista ao Agora, em setembro deste ano, quando a primeira onda de calor desse tipo se espalhou pelo país, o meteorologista Ruibran dos Reis explicou os motivos para o aumento das temperaturas. 

— O calor é decorrente do aquecimento global e da intensificação do El Niño, que se forma desde março na na costa do Peru e do Equador. Então, podemos esperar que o início da primavera e o final do inverno sejam de temperaturas muito elevadas — relatou. 

Grupos de risco e recomendações

Ouvido pelo Agora, o médico especialista Flávio Marcelino destaca que os principais grupos que necessitam de atenção especial são as crianças e os idosos, além dos animais domésticos. 

— As pessoas devem evitar se expor ao sol entre às 11h e 16h. É necessário ter um cuidado maior com a hidratação, e evitar alimentos pesados. É melhor optar por saladas e muitas frutas — destacou. 

Ele ainda diz que em caso de necessidade de exposição ao sol, algumas roupas são recomendadas.

— Para quem precisar andar pela rua durante a tarde, o uso de bonés, óculos de sol e protetor é essencial. Camisas de mangas compridas também são recomendadas — pontuou.

2023: ano mais quente da história

 Em agosto do ano passado, cientistas do governo dos Estados Unidos previam quanto a possibilidade do ano de 2023 ser o mais quente da história. 

Na época, a cientista Sarah Kapnick, disse que o ano era o terceiro mais quente da história até agosto. 

— É praticamente certo que 2023 será um dos cincos anos mais quentes já registrados, com uma chance de quase 50% de ser o mais quente de todos — pronunciou em agosto. 

Mais próximo do fim do ano, o mundo registrou uma série de marcas históricas quanto à temperatura global. Confira alguns desses recordes:

  • Em 2023, mês de junho mais quente da história no mundo. (A marca foi quebrada em julho, agosto, setembro, outubro e novembro);
  • Dia mais quente da Terra: em 3 de de julho, a temperatura média global foi de de 17,01°C;
  • O Brasil teve o dia mais quente registrado em uma localidade do país, quando a cidade mineira de Araçuaí, no Vale do Mucuri, chegou a registrar 44,8°C, em 19 de novembro;
  • Pela primeira vez, o mundo alcançou a temperatura média global de 2°C acima da era pré-industrial.

Previsão 

O calor começou a se propagar de vez ontem, 14. Hoje, a temperatura deve chegar a 34º C. O dia será marcado por poucas nuvens no céu e sem chuva. Amanhã a máxima é de 35º C, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde.

No domingo, os termômetros podem apontar a máxima de 36º C. Juntamente com as altas temperaturas, podem ocorrer pancadas de chuva. 

Na segunda-feira, a máxima é de 35º C, chuvas podem ocorrer no período da tarde. A partir de terça-feira, o calor extremo se “despede” e a máxima passa a ser de 33º C. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00