Preto no Branco: Mais um 

O prazo para mudança de partido está correndo, como também estão alguns políticos que ocupam cargos e quem vai tentar uma vaga nas eleições deste ano. Na Câmara, por exemplo, dois vereadores já anunciaram a saída de suas legendas. O primeiro foi Edsom Sousa que trocou o Cidadania pelo PSD. Outro que deixou a legenda que até então tinha três representantes no Legislativo, foi Piriquito Beleza. Ao contrário de Sousa, por enquanto, Beleza se limita a falar que apenas recebeu propostas. Claro, que muitos vão fazer assim, pois numa concorrência tão bruta, “observar o cenário é preciso”.

‘Insustentável’

E cada dia pior. É assim que está a disseminação de fake News que não poupa ninguém. “Insustentável” foi a palavra usada pelo  presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em pronunciamento nesta semana no plenário, destacando a preocupação com a onda de notícias falsas. O motivo do desabafo foi o recente caso em que foi alvo de postagens, alegando que ele apoiava a poligamia e a mudança de sexo em crianças. As fake news sugeriam que a proposta de atualização do Código Civil incluiria a aprovação da poligamia – união conjugal entre mais de duas pessoas -, a retirada de poder dos pais e a autonomia infantil para mudança de sexo. Como se não bastasse a distribuição da mentira, trata de assuntos extremamente delicados. Prática criminosa praticada por quem não tem nada o que fazer, se esconde atrás de uma tela para praticar o mal. Mas, infelizmente, tinha de acontecer com uma pessoa conhecida e “tem o poder nas mãos”, para se ter repercussão e a promessa de tomada de providências. 

Código Civil 

A proposta de atualização do Código Civil vem sendo discutida por uma comissão especial de juristas desde o ano passado. O texto final foi elaborado por especialistas, e, neste ano, deve ir ao plenário, onde será discutido pelos senadores antes da aprovação. A proposta ainda precisa tramitar na Câmara dos Deputados antes de ir para sanção do presidente. Pacheco já havia desmentido na semana passada, uma informação que circulava dentro do Senado de que a proposta dos juristas facilitaria o aborto. Acharam pouco as fofocas dos corredores e levaram para as redes sociais. Para esse tipo de gente, toda maldade é pouca. 

Valor das mulheres 

O Dia Internacional da Mulher é comemorado dia 8. No entanto, órgãos e entidades comemoram durante todo mês de março. Entre eles, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que  realiza uma série de atividades alusivas à data. As discussões sobre o tema “É tempo de reconhecer as mulheres” não ficam restritas a Belo Horizonte, vão chegar ao interior do Estado. E Divinópolis, é a primeira cidade fora da capital a sediar um encontro. Será hoje, 15, na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ – Campus Centro Oeste Dona Lindu). É possível fazer a inscrição na hora, no local. Sem dúvida, uma ótima oportunidade para uma discussão ampla com assunto factual e que sempre merece atenção. 

‘Sempre Vivas’

O encontro faz parte da programação do ‘Sempre Vivas 2024’, que começou no dia 5 de março, com um ciclo de debates na sede da ALMG. A tônica das discussões tem sido o combate à violência de gênero e à sub-representação feminina em posições de liderança na política e na sociedade em geral. Parlamentares, especialistas e representantes de movimentos sociais que participam dos eventos debatem formas de incentivar a valorização e o empoderamento das mulheres, garantindo que sejam ouvidas e consideradas nas discussões mais relevantes do País. E como tem muita que precisam disso!

Related posts

Preto no Branco

Difícil escolher 

O que dizer?