Indústria lidera a abertura de vagas em Divinópolis 

Jorge Guimarães

Após encerrar o mês de dezembro enfrentando uma diminuição no número de vagas de emprego, Divinópolis inicia o novo ano com um saldo promissor e positivo, surpreendentemente, no mês de janeiro, que tradicionalmente seria de baixas. O revés no final do ano passado foi acompanhado de incertezas e preocupações quanto às perspectivas econômicas locais. No entanto, à medida que as festas de fim de ano deram lugar a um novo ciclo, a dinâmica começou a mudar.

Contratações

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho, mostram que a cidade teve números positivos, 196 novas vagas de trabalho, em janeiro último, com 3.130 admissões contra 2.934 demissões. O setor da indústria foi  o que mais abriu vagas, num total de 197, seguido do prestação de serviços com 158 e o da construção com 72 novas vagas. O segmento do comércio foi o que mais fechou, com 159 vagas a menos  e, se mantendo estável, o setor da agropecuária encerrou com menos duas vagas.

O aumento nas contratações é um sinal encorajador para a economia local. Conforme o economista Leandro Maia, não apenas oferece oportunidades de emprego para os residentes, mas também sugere uma retomada do crescimento econômico da cidade. O saldo positivo no início do ano, segundo ele, não apenas fortalece a confiança dos trabalhadores, mas também alimenta um clima de esperança e progresso.

— É importante ressaltar que a recuperação do mercado de trabalho é um processo gradual e contínuo. No entanto, o saldo positivo, já em janeiro, serve como um lembrete de que a resiliência e a capacidade de adaptação da cidade estão mais uma vez em exibição. Com esforços contínuos para promover o desenvolvimento econômico e apoiar iniciativas de emprego, a perspectiva é de um futuro ainda mais promissor — avalia. 

Os primeiros meses do ano, de acordo com Leandro Maia, são frequentemente marcados por uma sensação de renovação e otimismo, e este ano não é exceção. 

— Empresas locais, impulsionadas por uma variedade de fatores, incluindo um aumento na demanda por produtos e serviços, bem como investimentos em expansão e inovação, estão começando a reverter a tendência anterior — pontua o economista.

Região

E na região Centro-Oeste, mais uma vez o destaque foi a cidade de Nova Serrana, que proporcionou 868 novas vagas de empregos formais, com 1.752 contratações e somente 884  desligamentos, obtendo 835 novas vagas. Conforme os dados, o resultado evidencia mais uma vez o segmento da indústria, que fechou o mês de janeiro com 1.164 admitidos contra 329 desligados.

Minas 

Minas Gerais também apresentou números positivos com 222.131 admissões e 208.347 demissões, promovendo a abertura de 13.784 novas vagas de empregos com carteira assinada. Destaque para a indústria que criou 8.581 novas vagas e, sendo o comércio o que o mais demitiu, 55.581, perfazendo menos 6.643 vagas a menos.

— Nestes quesitos acima, Divinópolis também seguiu os passos do Estado, obtendo crescimento na indústria e queda de vagas no comércio. No segmento do comércio já era esperada a queda em virtude do término dos últimos contratos de trabalhos temporários firmados para o fim do ano. E o aumento no setor da indústria foi a surpresa para este início do ano, o que comprova que o meio empresarial está apostando em crescimento ao longo de 2024 — detalha o economista.

E em números totais, e acima do esperado pelos analistas de mercado,  o Brasil criou 180.395, sendo o dobro registrado em janeiro de 2023. Somado a outros indicadores que surpreenderam positivamente, como as vendas do varejo, analistas avaliam que a economia começou o ano em ritmo acelerado.

— São números que nos dão a possibilidade de um 2024 de crescimento contínuo,  ainda mais que as datas sazonais já estão chegando, para alimentar ainda mais o comércio varejista. Com essa boa largada de início de ano, esperamos dados positivos para a economia brasileira — finaliza o economista.

Related posts

Dia da eleição é considerado feriado e comércio não pode abrir

Infraero assume oficialmente a gestão do aeroporto de Divinópolis

Estado lança sistema que facilita pagamento de imposto