Janeiro tem números favoráveis em abertura de empresas na cidade

Jorge Guimarães 

O início de 2024 trouxe consigo um notável crescimento no número de empresas estabelecidas em Divinópolis. O aumento substancial no saldo de empresas reflete não apenas o potencial econômico da região, mas também a resiliência e a capacidade empreendedora dos empresários locais. Esse crescimento exponencial pode ser interpretado como um indicador positivo do ambiente de negócios favorável na cidade. Fatores como desburocratização e acesso a recursos podem ter desempenhado um papel fundamental nesse aumento significativo.

Divinópolis 

A reportagem em contato com o Sebrae Minas, unidade de Divinópolis, verificou que em janeiro deste ano foram abertas na cidade, 640 novas empresas, perfazendo uma variação em relação ao ano anterior de -9,09%. Sendo que 452 empresas fecharam suas portas, 1,35% positivo em igual período do ano passado. Totalizando assim um saldo positivo de 188 novas empresas na cidade, menos 27,13% em relação a 2023. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Luiz Ângelo Gonçalves, comentou o resultado 

— Isso demonstra a continuidade do dinamismo da economia de Divinópolis, com abertura de empresas em diversos segmentos; continuidade de geração positiva de empregos, como resultado do número de empresas abertas no município — pontuou.

Segmentos

Em relação às aberturas e fechamentos de empresas, destaque para o segmento  da construção civil que teve a abertura de 35 e fechamento de 14, resultando num saldo positivo de 16 novos postos de trabalho. Em seguida aparece o setor da prestação de serviços com 35 novas empresas criadas e 23 encerradas, mas mesmo assim estabelecendo um saldo positivo de 12 novas empresas no ramo.  Negativo mesmo foi o segmento do comércio que fechou 30 e só teve abertas 23, fechando janeiro em menos sete empresas para o setor. 

Já em relação a criação de novos MEIs, a cidade contabilizou, em janeiro de 2024, a criação de 497 novos contra menos 352, com  um saldo positivo de 145 novas empresas individuais. 

O especialista em Finanças, Célio Tavares ressalta também a importância do papel das políticas governamentais e iniciativas de desenvolvimento econômico que têm como objetivo promover o empreendedorismo e facilitar a criação e o crescimento de novas empresas. 

— A expansão do número de empresas não apenas cria oportunidades de emprego e estimula o crescimento econômico, mas também fortalece a diversidade e a resiliência do tecido empresarial local. A variedade de setores representados em nosso município é um testemunho da vibrante comunidade empresarial que continuamos a construir — destaca.

Números comparativos 

Já a  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), divulgou dados comparativos de aberturas de empresas no município no período de janeiro, em 2023 e 2024, observando a crescente dos números.

De acordo com os dados divulgados de aberturas de empresas em Divinópolis em janeiro de 2023, houve a abertura de 108 novas empresas, mantendo o saldo positivo de 14 empresas, enquanto 591 registros de microempreendedores individuais (MEIs) foram abertos, e mantiveram o saldo de MEIs em 241.

Já no mesmo período, porém, em 2024, a cidade registrou a abertura de 142 novas empresas e 493 novos registros de MEIs, registrando o aumento do saldo positivo de empresas para 41, representando uma crescente de 192% em comparação com o mesmo período de 2023, e o saldo positivo de MEIs para 145.

Related posts

Infraero assume oficialmente a gestão do aeroporto de Divinópolis

Estado lança sistema que facilita pagamento de imposto

Com vagas para Divinópolis e região, ‘Trilhas de Futuro’ abre inscrições