Divinópolis confirma um caso de dengue a cada 30 minutos

Bruno Bueno

A cada 30 minutos, uma pessoa testa positivo para dengue em Divinópolis. Levantamento do Jornal Agora — realizado ontem com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) — mostra que a cidade tem quase 4 mil registros somente nos três primeiros meses do ano.

Duas mortes já foram confirmadas na cidade. Outras sete estão em investigação.

Números

De acordo com dados da Semusa, Divinópolis tem 5.214 notificações e 3.501 casos confirmados da doença. Três registros de chikungunya também foram contabilizados.

A média ultrapassa 40 casos por dia, ou quase dois casos por hora. No montante, Divinópolis tem, em média, um registro confirmado a cada 30 minutos.

Outros dados

Os números ainda apontam para 686 casos descartados e 209 hospitalizações. Duas mortes por dengue já foram confirmadas e sete ainda estão em investigação.

O Centro (408) lidera o ranking de bairros com mais casos confirmados da doença. São José (211, Planalto (194), Porto Velho (140) e Tietê (134) seguem a lista. Os postos de saúde com mais atendimentos relacionados à dengue são: Catalão, Ipiranga, Afonso Pena, Ermida e Belvedere.

A faixa etária de 20 a 29 anos é a que registra maior número de confirmações. 55% dos casos foram registrados em mulheres e 45% em homens. Os números foram atualizados no dia 22 de março.

Atendimento

O ambulatório com pacientes em suspeita de dengue foi criado para auxiliar temporariamente o Município e garantir mais agilidade nas consultas. Adultos e adolescentes acima de 13 anos podem ser atendidos no local.

O local está na rua Nova Serrana, nº 140, bairro Afonso Pena, próximo  ao posto de saúde do bairro. O espaço funciona das 7h às 19h, inclusive aos finais de semana.

Mudança

O ambulatório funcionava na Policlínica até semana passada. A mudança, segundo a Prefeitura, foi necessária.

— Entendendo que era necessário estender o horário e os dias de funcionamento, além de aumentar as salas de atendimento, optamos por mudar para este novo endereço. Caso haja necessidade, é possível, ainda, a ampliação do ambulatório, uma vez que o espaço é muito grande e propício — explicou a Prefeitura.

O local conta com uma equipe multiprofissional para atendimento de toda população.

— É  realizada a triagem, coleta de exames e consultas dos casos classificados como A, B e C, com sintomas leves, já os casos com sintomas graves são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) — relata a Semusa.

Conscientização

A unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Danilo Passos realizou, na semana passada, uma série de atividades em escolas da região para debater temas importantes relacionados à saúde ambiental, como a dengue. 

— Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde (ACS) da unidade foram até as instituições de ensino realizar palestras para os alunos e profissionais, a fim de conscientizar sobre pautas pertinentes, pensando na saúde da população — explicou a pasta.

A atividade também aconteceu nas escolas Adolfo Machado (Municipal) e Chico Dias (Estadual). 

— Foram debatidos formas de combate às arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos — completou.

Fumacê

O veículo fumacê passa em 957 quarteirões de Divinópolis nesta semana. 

— A escala é feita de acordo com o total de notificações das últimas 4 semanas epidemiológicas, conforme critério preconizado pelo Ministério da Saúde, sendo utilizada somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias, conforme os números de notificações — reitera a Secretaria Municipal de Saúde.

As aplicações começam no período da manhã, a partir das 6 horas.

Veja a programação: 

Hoje

– Bairro Jardim Candidés (manhã)

– Bairro Santa Lúcia (manhã) 

– Bairro Santa Rosa (tarde)

Amanhã

– Bairro Jardinópolis (manhã)

– Bairro Bela Vista (manhã)

– Bairro Manoel Valinhas (tarde)

Quinta

– Bairros Danilo Passos I e II 

– Bairro Santa Rosa 

– Bairro Jardim Candidés 

Sexta

– Bairro Jardinópolis 

Sábado

– Bairros Danilo Passos I e II 

Trabalho

A Semusa ressaltou em nota a importância de todos combaterem o mosquito Aedes aegypti. 

— Eliminar água parada, tampar caixas d’água, retirar os pratinhos dos vasos de planta e  recolher lixos são algumas medidas importantes para prevenir a dengue — pontua. 

O número para denunciar focos do mosquito à Vigilância em Saúde é o (37) 3229-6823.

Related posts

PM recupera 340Kg de pescado em Morada Nova de Minas

CSSJD oficializa compra de “suíte robótica”

Mulher bate em árvore e fica ferida