Confira os horários das celebrações na Sexta da Paixão

Cerimônias se estendem até o domingo de Páscoa em Divinópolis

Bruno Bueno

Feriado para alguns, celebração e fé para outros. A Semana Santa tem seu momento mais importante hoje, com a Paixão de Jesus Cristo. As solenidades ainda se estendem com a missa de ressurreição do Senhor e o domingo de Páscoa.

A reportagem realizou ontem um levantamento dos horários de missas em diversas paróquias de Divinópolis.

Catedral

A Catedral do Divino Espírito Santo celebra a Paixão de Cristo a partir das 7h, com a Via Sacra. A procissão sai da Catedral, passando pelas ruas: Pe. Dom Cristiano, av. Primeiro de Junho, Itapecerica, Pç. do Mercado, Itapecerica, Cristal Serra do Cristal, Osvaldo Machado Gontijo, av. Divino Espírito Santo e Pc. Dom Cristiano, concluindo com o Sermão das Sete Palavras.

Às 15h, haverá ação litúrgica e adoração. Às 19h, acontece a encenação bíblica do julgamento, sermão e procissão do enterro. O sábado santo é marcado pela celebração às 19h.

O domingo de Páscoa tem a seguinte programação na Catedral:

6h: Alvorada;

7h: Celebração Eucarística;

9h: Celebração das crianças;

18h: Coroação de Nossa Senhora.

Santuário

O Santuário de Santo Antônio, no Centro de Divinópolis, inicia as celebrações da Paixão de Cristo às 7h, com a Via Sacra nas ruas próximas da igreja. Às 15h, os fiéis se reúnem para a celebração litúrgica da Paixão do Senhor. Após a celebração, haverá a procissão do senhor morto nas ruas do entorno do Santuário.

No sábado terá vigília pascal, benção do fogo novo e círio pascal ao lado do Espaço Santa Cruz (rua Minas Gerais). Em seguida, procissão luminosa até o Santuário. O domingo de Páscoa é marcado por celebrações às 16h, 18h e 19h30.

As comunidades de São Geraldo, na avenida Sete de Setembro, e Imaculada Conceição, no bairro Esplanada, seguem os mesmos horários. No domingo, haverá procissão saindo às 6h na Imaculada Conceição, passando pelo São Geraldo, e chegando ao Santuário.

São João Batista

A Igreja São João Batista, no bairro Ipiranga, tem a seguinte programação:

Sexta-feira da Paixão: Via Sacra às 7h, celebração às 15h e encenação às 19h na Igreja Nossa Senhora da Guia. A procissão do enterro percorrendo as ruas Sergipe, Pará, Ceará, Santa Catarina e Pernambuco, retornando à quadra da Igreja.

Sábado: Às 19h, haverá bênção do fogo novo na rua São Paulo, n° 2320 (Casa da Simone e Marion) e procissão em direção à igreja de São João Batista. A igreja permanecerá fechada o dia todo.

Domingo: Às 18h, haverá Celebração Eucarística na Igreja de São João Batista.

Nossa Senhora Aparecida

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bom Pastor, tem a seguinte programação: 

Sexta-feira da paixão: Via Sacra às 07h, ação litúrgica às 15h e encenação às 19h30, seguida de sermão e procissão do enterro. Trazer velas para a procissão.

Trajetos: ruas Pratápolis, Itutinga, Olinda, Itaobim, Queluz e Iguatama.

Sábado Santo: 19h30 – No Centro de Evangelização João Paulo II, início da Soleníssima

Vigília Pascal com a benção do fogo novo, Incisão do Círio Pascal e procissão da Luz até o Santuário. Após a procissão, solene Proclamação da Páscoa, Liturgia Batismal e Eucarística.

Domingo: 7h – Início da procissão festiva da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento saindo do Santuário. Em seguida, bênção e Solene Celebração Eucarística da Páscoa do Senhor.

Após a Santa Missa, será realizado o Café Pascal no Centro de Evangelização

19h30 – No Santuário, Solene Celebração Eucarística da Ressurreição do Senhor, Canto do “Te Deum” e homenagem à Nossa Senhora.

São Judas Tadeu

Fiéis participam da tradicional caminhada saindo da Praça da Bíblia até a Gruta de São Judas Tadeu. O Santuário de São Judas Tadeu, no bairro São Judas, realiza a encenação da Paixão de Cristo a partir das 19h. Antes, haverá a adoração da Cruz às 15h. Depois da encenação, haverá o sermão da Cruz e a procissão do enterro.

No sábado, haverá a benção do fogo, círio pascal, procissão e celebração. A missa está marcada para 19h no domingo. 

Missa do Crisma

Padres, diáconos e religiosos que trabalham na Diocese de Divinópolis participaram ontem da Missa do Crisma. A celebração marca o encerramento do tempo da Quaresma. 

— Desde a Quarta-feira de Cinzas já estávamos nos preparando para esse momento. (…) Essa celebração é como se fosse a fonte da qual nascem os sacramentos da igreja, do batismo, do crisma, porque os óleos são abençoados — explica o bispo da Diocese, Dom Geovane Luís. 

Neste dia, os padres fazem a renovação das promessas sacerdotais.

— A ordenação sacerdotal não acontece da noite para o dia como num passe de mágica, mas é um processo. Renovar as promessas sacerdotais a cada ano nos ajuda a perceber isso, que devemos ordenar toda a nossa vida para Cristo e para o povo, que é o rebanho de Cristo — completa o sacerdote.

Ele ainda falou da emoção de celebrar pela primeira vez essa missa em Divinópolis.

— Eu estava em Belo Horizonte e nunca presidi essa liturgia, é a primeira vez. E isso é muito emocionante. Os textos da igreja dizem que a santificação do povo e a espiritualidade do povo depende em certa parte do bispo. Estou muito feliz na Diocese de Divinópolis e essa celebração é uma oportunidade de selar a comunhão — comentou.

Campanha da fraternidade

Dom Geovane também falou sobre a Campanha da Fraternidade deste ano.

— A Campanha da Fraternidade, como todos nós sabemos, não é uma campanha que se reduz ao tempo da Quaresma, mas que se estende ao longo do ano e, mais ainda, todas as Campanhas da Fraternidade apontam perspectivas de evangelização para a igreja. E, neste ano, nós falamos da fraternidade e da amizade social. Creio que é urgente e necessário ajudar as pessoas a viver em paz, em comunhão, no respeito e no diálogo — finalizou.

Foto: Matheus Augusto

Legenda: Celebrações acontecem em toda a cidade

Related posts

Evento na próxima semana apresenta a Rota Padre Libério

Divinópolis recebe pelo 2º ano a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Clipe de Luiza de Iola homenageia antigo povoado de Carmópolis de Minas