Ígor Borges
Por unanimidade, a Câmara aprovou, na tarde de ontem, o projeto de lei do Executivo que institui o ensino voltado ao empreendedorismo na rede municipal. Os vereadores parabenizaram a iniciativa.
Agora, cabe ao prefeito Gleidson Azevedo (Novo) sancionar o projeto. Depois, fica à cargo da Secretaria de Educação (Semed) promover e elaborar formas de tratar a temática nas escolas.
Uma das dúvidas é se os professores estariam treinados para esse novo tipo de atividade. Ao Agora, a secretária de Educação, Andréia Dimas, explicou que não se trata de uma nova disciplina, mas de ações interdisciplinares.
Votação
O projeto foi votado e aprovado na tarde de ontem por 11 votos favoráveis e nenhum contrário. Alguns vereadores não estavam presentes no momento da votação. O vereador Roger Viegas (União Brasil) teceu elogios ao texto.
— Eu fico muito feliz em ver Divinópolis avançando. É com ideias, com objetividade e, principalmente, trabalhando com a cabeça que nossa cidade vai crescer. Isso que estamos votando hoje faz a sociedade avançar — elogiou.
Projeto
O Projeto de Lei Nº 064/2023, de autoria do Executivo, institui a temática do empreendedorismo na rede municipal de ensino, com foco na promoção da cultura empreendedora. A legislação visa garantir a continuidade da prática, que já acontece.
De acordo com a justificativa do projeto, tais adequações seriam necessárias para o desenvolvimento dos alunos.
— O empreendedorismo desempenha um papel crucial na dinâmica econômica, social e individual, que não apenas gera riqueza e emprego, mas também impulsiona a inovação, aprimora a qualidade de vida e contribui para o progresso da sociedade e da economia — aponta o documento.
Além disso, a Prefeitura explana que a introdução do empreendedorismo na rede municipal de ensino oferece aos alunos conhecimentos práticos sobre negócios desde cedo, capacitando-os para entender aspectos cruciais como finanças e marketing, preparando-os para enfrentar o mercado de trabalho de forma mais informada.
Diante disso, cabe à Semed tratar a temática do empreendedorismo nos conteúdos programáticos e pedagógicos no ensino fundamental. A forma de abordar a temática é ampla e pode ser conduzida através de:
- Componentes curriculares;
- Técnica de ensino;
- Materiais didáticos;
- Pesquisas;
- Projetos interdisciplinares;
- Atividades extracurriculares;
- Eventos culturais e feiras;
- Programas de tutoria e mentoria.
As despesas também são de responsabilidade da Semed e serão suplementadas, se necessário, na forma da lei orçamentária e contabilidade pública.
Funcionalidade
Ao Agora, a secretária de Educação, Andréia Dimas, explicou como funcionará a dinâmica de ensino do empreendedorismo nas escolas.
— O projeto é interdisciplinar, são todos os professores interdisciplinares e multiprofissionais, porque o sentido do empreendedorismo temos não é o empreendedorismo de criação de empresa e, sim, o empreendedorismo de evolução e aprimoramento. Ou seja, o conceito de aprendizagem — relatou.
De acordo com a secretária, a proposta está associada ao projeto de leitura do município, que este ano trabalha a temática “Ler é Empreender”.
— A literatura transforma as vidas e nós vamos trabalhar a questão do protagonismo desses alunos, criação de livros, poemas, publicação de material, entendendo que a leitura é uma forma de empreender, de avançar e de evoluir — completou.
Ela finaliza explicando como vai funcionar a dinâmica de aulas.
— Não é uma disciplina mais, não é um professor separado e, sim, interdisciplinar. Todos trabalhando com esse objetivo de avançar — pontuou.
Próximos passos
Após a aprovação na Câmara, o projeto aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor.
Foto: Divulgação/PMD
Legenda: Secretaria de Educação definirá atividades aplicadas