Início » ‘Maio Amarelo’ começa para trazer  paz ao trânsito

‘Maio Amarelo’ começa para trazer  paz ao trânsito

Entre 2015 e 2022, mais de 120 pessoas perderam a vida em acidentes dentro da cidade

by JORNAL AGORA

Ígor Borges

Os acidentes de trânsito  se tornaram uma das principais causas de morte. Seja no perímetro urbano ou nas rodovias, as ocorrências possuem números que assustam. Em Divinópolis, houve 124 vítimas fatais em acidentes dentro da cidade, entre 2015 e 2022. 

Desde 2014, o movimento “Maio Amarelo” tem o objetivo de ser uma ação coordenada entre o Poder Público e a população. Neste mês, a Prefeitura de Divinópolis fará eventos de conscientização para salientar a importância da segurança no trânsito.

O Agora participou da abertura das ações do “Maio Amarelo” neste Dia do Trabalhador. Além disso, foi feito um levantamento sobre os acidentes nos últimos anos.

‘Corridinha Kids’ e campanha

Em 2024, o Maio Amarelo leva a temática da “Paz no trânsito começa por você!”. O Agora esteve na abertura da campanha, com a realização da “Corridinha Kids”, nesta quarta-feira, na praça do Santuário. 

Com centenas de pessoas presentes, o secretário de Trânsito, Lucas Estevam, falou sobre a importância do evento.

— Essa corridinha é justamente para a gente falar sobre trânsito com as crianças e os adultos ouvirem um pouco de trânsito. A gente traz paz para nós sobre o trânsito. Como o tema é ‘Paz no Trânsito’, ela começa por você — expressou.

Ele reforçou sobre as ações a serem realizadas no mês de maio, em prol da causa.

— A gente vai estender durante todo mês de maio, com blitz educativas e repressivas, para a gente levar realmente a conscientização e conseguir reduzir um pouco dos sinistros de trânsito em Divinópolis. Até porque muitos acidentes são causados por questões bobas — relatou.

O secretário ainda comentou sobre as principais causas de acidentes no trânsito.

— A imprudência é uma das maiores causas de sinistro que a gente tem hoje. O uso de celular, o não respeito ao semáforo, não respeito à placa de pare. Isso vem causando grandes acidentes e pode até tirar uma vida. Então, a paz no trânsito começa por você, por mim, por todos nós, onde a gente precisa ter o respeito no trânsito — completou.

Acidentes nos últimos anos

De acordo com dados fornecidos pela Prefeitura, 52,07% dos acidentes são causados pela falta de atenção dos motoristas. Dirigir embriagado representa 1,61% das ocorrências dentro da cidade, e derrapagem 2,35%. 

Ao todo, 27.607 acidentes ocorreram entre 2015 e 2022. Destes, 9 mil tiveram vítimas (feridos), com 124 mortes.

Outro dado instigante é que a maioria das ocorrências foi registrada em horário de trabalho, das 12h às 17h59. As estatísticas apontam 11.068 batidas neste período do dia. 

O dia da semana com mais acidentes é a sexta-feira, com 4.708 registros no período citado.

Outras atividades 

Confira a programação divulgada pela Prefeitura durante o “Maio Amarelo”: 

16 de maio

Simulado de acidente de trânsito – em horário e local a ser definido. 

6 a 30 de maio 

– Blitz educativas em diversos pontos da cidade – em horários e locais a serem definidos

– Monitoramento, orientação e fiscalização nas escolas nos horários de entradas e saídas dos alunos.

1º de junho

9h – Desfile de 1º de junho

Encerramento com apresentação do balanço das ações do Maio Amarelo.

Recomendações da PM 

Ao Agora, comandante da Companhia de Policiamento Rodoviário, capitão Celso Santiago destacou as recomendações para acidentes em decorrência do uso do álcool.

— Nossa orientação é sempre a de não assumir a direção de veículo após ingestão de álcool ou uso de outra substância psicoativa — pontuou. 

Ele ainda orienta sobre a utilização do transporte público, quando possível. 

— Usar transporte público ou alternativo é muito mais seguro, barato e evita transtornos ou sequelas de eventuais sinistros de trânsito decorrente da embriaguez — destacou. 

Por fim,  reforça que dirigir sob influência de álcool é crime. 

— Para aquelas pessoas que insistem em assumir a direção do veículo após embriagar-se, lembre-se que poderá ser abordado e notificado. Em outros casos, essas pessoas podem até responder a processo e eventualmente ser preso em flagrante — alertou. 

Olho: “A paz no trânsito começa por você, por mim, por todos nós”  

  • Lucas Estevam, secretário de Trânsito.

Foto: Matheus Augusto/JA

Legenda: Corridinha Kids aconteceu na quarta de feriado

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00