Noite de sexta é de autógrafos 

Da Redação

O escritor e acadêmico Welber Tonha e Silva promove amanhã noite de autógrafos, quando do lançamento, a partir das 19h30, na Biblioteca Ataliba Lago, de seu último livro intitulado “Mário de Andrade 100 Palavras”, uma obra para desafiar a produção literária.

Livro 

O livro é o resultado de uma pesquisa em toda a obra de Mário de Andrade, onde o autor buscou 100 palavras diferentes. Com elas, fez um poema sem repetir sequer as preposições, artigos definidos ou indefinidos. Em cada página, o autor colocou  uma dessas palavras e apresentou qual parte da obra de Mário de Andrade, ela se encontra, seja um poema, conto, música ou textos livres. Um desafio que propôs, com uma forma de apresentar um poema com conteúdo extraído em forma de 100 palavras, que não se repetem, de obras de um escritor renomado.

Sobre o autor

Welber Tonha e Silva é imortal da Academia Divinopolitana de Letras, ocupando a Cadeira N° 09, e da Academia de Letras e Artes em Genebra, Cadeira N° 186 e também membro da Academia Mineira de Belas Artes. Nascido em Poá/SP, viveu parte de sua vida em Mogi Das Cruzes/SP, e desde 2006 vive em Divinópolis. Filho de Walter (pesão) e de Joselicfe (dona Binha – em memória), tem como sua companheira Karen Melo, e é pai do Alexandre e padrasto da Cecília.

Autor de 14 livros, o escritor, pesquisador e historiador foi diretor do Museu Histórico da idade, entre 2013 e 2017 e criou também o álbum de figurinhas que conta a história de Divinópolis. Em 2021 recebeu o título de Cidadão Honorário de Divinópolis. 

Criou também o Tabuleiro Histórico que em um mapa ilustrado de Divinópolis percorre a cidade conhecendo sua história através de 160 perguntas sobre a cidade. O percurso é feito usando peças em miniaturas 3D do Museu Histórico, da Locomotiva 339, do Santuário de Santo Antônio, da Capela do Rosário e do Teatro Usina Gravatá. E foi dentre os escritores brasileiros, um dos selecionados para escrever um capítulo da obra “500 anos de Camões”, publicada em março de 2024 em Lisboa-Portugal.

Crônicas e outros 

Escreveu mais de 300 crônicas já publicadas, 23 textos teatrais publicados, um roteiro além de diversos contos e poesias. Dentre os livros destaques para “Tentativas, 70 crônicas em Prosa e Rima”, publicadas no Jornal Agora entre 2017 e 2020.  “Jeca Tatu Vai Acampar” uma comédia para o público infantil juvenil onde o autor trouxe o personagem Jeca Tatu de Monteiro Lobato para o universo infantil. “Divinópolis Ilustrada” um livro que conta a história da cidade em prosa rima para o público infantil, passando pela religiosidade, desenvolvimento, e formação cultural, econômica, esportiva e educacional da cidade. Neste livro, as ilustrações foram feitas por seu filho Alexandre quando tinha 7 anos.

Organizou a coletânea de histórias marcantes de Divinópolis com 4 volumes de 2020 a 2023 que contém 438 biografias de divinopolitanos, sendo a maior coletânea biográfica de uma cidade do Brasil.

Foto/Divulgação

Novo trabalho de Welbe Tonhá será lançado nesta sexta 

Related posts

Evento na próxima semana apresenta a Rota Padre Libério

Divinópolis recebe pelo 2º ano a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Clipe de Luiza de Iola homenageia antigo povoado de Carmópolis de Minas