Preparativos para Festival de Gastronomia Rural estão a mil 

Ígor Borges

O XVI Festival de Gastronomia Rural já tem data e programação marcadas. De 30 de maio a 2 de junho, a cidade de Itapecerica será palco para o grande evento da região Centro-Oeste de Minas Gerais. 

A promessa é de quatro dias de muita festa e alegria, já que astros do sertanejo, como as duplas Clayton & Romário e Alan & Alex, a cantora Roberta Miranda e Bruno Rosa, se apresentarão gratuitamente.

Além das atrações nacionais, o festival terá mais de 70 opções culinárias das mais variadas iguarias da cozinha mineira para todo o público. A grande parte dos pratos são de próprios moradores da cidade.

Com oferecimento de uma das patrocinadoras do evento, Multimarcas Consórcios e de seu presidente, Fabiano Cazeca, o Agora fará a cobertura completa do festival e levará até você tudo o que acontece em uma das maiores festividades da região. 

Programação 

O Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica chega a sua 16ª edição. Neste ano, o evento terá a presença de artistas renomados do gênero sertanejo, sem contar as diversas programações locais. 

Como de costume, no Centro da cidade são montadas barracas e fogões de barro para receber os turistas, que se deliciam com as iguarias da cozinha mineira. A montagem já começou a todo vapor para o evento de 2024.

Já os shows deste ano são distribuídos entre os dias do evento. Veja a programação dos principais artistas: 

Quinta-feira (30/5): 

  • 21h: Mococa e Paraíso;
  • 0h30: Alan e Alex.

Sexta-feira (31/5):

  • 23h: Roberta Miranda.

Sábado (01/6): 

  • 20h: Falcão e Vardel;
  • 23h: Duduca e Dalvan;
  • 01h: Bruno Rosa.

Domingo (02/6); 

  • Encerramento às 20h com a dupla Clayton & Romário.

Culinária

Ao todo, o festival terá mais de 70 pratos diferentes, entre barracas, cachaçarias, tendas e restaurantes e bares. De acordo com a Prefeitura local, grande parte da culinária servida no evento é produzida por moradores da própria cidade, famosa pelas iguarias.

O Agora fez uma seleção de pratos típicos que os turistas poderão experimentar: 

  • Carne de porco na lata com farofa;
  • Mexidão mineiro e linguiça de frango;
  • Pernil atropelado e bolinhos da roça;
  • Tutu tonto, pernil na lata e farofa de banana;
  • Arroz de costela e barriga de porco à moda;
  • Porco no bafo;
  • Feijão tropeiro;
  • Tulipinha com batata;
  • Garapa e caipirinha de garapa;
  • Costelão com milho e batata ao molho de arroz. 

Além desses, o festival conta com diversas outras opções, que estarão à mostra em todos os dias da festa. 

Expectativas 

A festa é uma tradição na região, por oferecer, de acordo com os próprios moradores, o melhor da verdadeira e autêntica culinária da roça mineira, com mais de 70 pratos diferentes da típica gastronomia rural, com destaque para doces, quitandas, cervejas artesanais e cachaças, além de alimentos de agricultura familiar e artesanato local. 

O prefeito de Itapecerica, Wirley Reis (Têko), falou da expectativa para as festividades, que movimentam todo o comércio da cidade.

— A festa provoca um grande giro do comércio, dos serviços e da economia como um todo. Seja também em hotelarias, supermercados e até outras coisas como salões de beleza, lojas de roupa, de sapatos, por exemplo. É muito importante para a economia local — comentou.

Têko ainda fez o convite para a população da região comparecer ao evento.

— Estão todos convidados para o XVI Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica, que está sendo preparado com muito carinho e capricho. Uma grandiosa estrutura irá receber a todos de braços abertos e, claro, uma enorme variedade de delícias da roça mineira e muita música boa. Espero todo mundo aqui, no Centro da cidade, de 30 de maio a 2 de junho — destacou.

Produtores e comerciantes 

A preparação e expectativa para o evento já está a todo vapor também por parte dos comerciantes. O Agora conversou com Caio César, dono da barraca que há três anos serve o conhecido arroz com costelão e batatas. 

Caio relatou que, mesmo que a data do festival coincida com outras festas, a expectativa é a melhor possível.

— É a festa que a gente mais espera no ano. As expectativas para esse ano são muito boas. O público gosta muito da festa, já que o pessoal pega e sai para dar uma volta na cidade. A gente está muito ansioso e espera muito do festival — ressaltou.

Ele ainda falou da preparação para as festividades e fez o convite para toda a população do Centro-Oeste.

— Os preparativos já começam um mês antes, porque tem muita coisa a se fazer. Nossa barraca é uma das mais elogiadas e vamos lá, é o famoso costelão com milho, batata, almôndega e arroz — completou.

Cobertura

O Agora estará presente no festival e fará toda a cobertura dos shows, barracas e apresentações culinárias. Essa cobertura só será possível graças a uma das patrocinadoras do evento e parceira do Jornal Agora, a Multimarcas Consórcios, presidida por Fabiano Cazeca.

— O Festival de Gastronomia de Itapecerica se transformou talvez no principal evento da região e, sinceramente, o modelo dele é o melhor festival. Comida boa, muita barraca, comida gostosa, bebida, muita fartura, muita música, show, um espetáculo. Olha, você tem que conhecer e participar deste festival — ressalta. 

A diretora Janiene Faria destaca a importância de cobrir esse evento conhecido em toda região.

— Assim, podemos levar informações ao público presente e ainda aproximar aqueles que só podem acompanhar através das nossas redes sociais. O Festival de Gastronomia Rural se tornou um evento que une e agrega a população de toda a região, quando as ruas se tornam um palco repleto de delícias e cultura, sem portões e sem barreiras — pontuou.

Related posts

Homem é preso com escopeta na blusa em Formiga

Laiz Soares é condenada a pagar multa por impulsionar vídeo contra Gleidson

PM recupera 340Kg de pescado em Morada Nova de Minas