Promotor convida população a fortalecer 18ª caminhada ‘Todos contra a Pedofilia’

Matheus Augusto

A tradicional caminhada ‘Todos contra a Pedofilia’ chega a sua 18ª edição na sexta-feira, 17. A concentração começa às 8h, na Praça da Catedral. Depois, os participantes caminham até a Praça do Santuário. Neste ano, o tema é: “Criança prioridade e proteção: sem justiça não existe liberdade”. 

Apoio

O Agora conversou sobre o tema com o promotor da Vara da Infância e Juventude, Casé Fortes. O movimento organizado por ele há quase 20 anos começou em Divinópolis e, hoje, tem adesão nacional. 

— Todo lugar que falamos sobre o assunto a gente encontra apoio — relata.

Fortes  realiza palestras durante todo o ano pelo Brasil, seja abordando os aspectos direcionados à legislação ou informações gerais do assunto. Segundo ele, o trabalho de disseminação de informação e troca de conhecimento é fundamental para que as pessoas permaneçam vigilantes em relação aos crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 

— O simples fato de se manifestar, qualquer seja a campanha, já é um ato muito importante de prevenção — ressalta. 

Nesse sentido, a caminhada é um clamor coletivo em defesa dos jovens. 

— Já marca o território, diz que temos pessoas que não aceitam esses crimes, que vão denunciar e tomar as providências — explica. 

Para o promotor, a principal conquista da iniciativa é criar um ambiente seguro de incentivo às denúncias. 

— Esse assunto se tornou normal. Podemos falar sobre ele a qualquer momento sem as pessoas ficarem intimidados de denunciar e pedir ajuda — ressalta. 

Segundo ele, as estatísticas cresceram nos últimos anos. 

— Não porque os crimes de abuso e exploração sexual aumentaram, mas porque as pessoas têm denunciado mais — justifica. 

Camiseta

A camiseta oficial do evento está à venda na livraria Loreto Bookstore, no 2° andar do Shopping Pátio Divinópolis, pelo valor de R$ 50. Neste ano, a renda será destinada a uma Organização Não-Governamental (ONG) em Porto Alegre voltada à proteção de crianças e adolescentes.

— Para ajudar as vítimas dessas catástrofes que o Rio Grande do Sul está sofrendo. (…) Sei que não é muito, mas vamos fazer nossa parte — afirma Casé. 

O promotor ressalta que, mesmo nos momentos de tragédia, aproveitam a vulnerabilidade dos menores. 

— Nas catástrofes,da mesma forma que aflora gestos de solidariedade, infelizmente também tem aquelas pessoas que usam dessa oportunidade para saquear, agredir, ganhar vantagem e, até mesmo, se aproveitar de crianças. (…) E isso está acontecendo — lamenta.

Importância

Cáse Fortes convida a todos a participarem da caminhada.

— Todos nós somos responsáveis por proteger nossas crianças. (…) Nessa caminhada, a gente faz o nosso gesto de solidariedade, de apoio às crianças e adolescentes e repúdio aos crimes de abuso e exploração sexual.

O movimento, destaca o promotor, é uma forma de zelar pelo direito constitucional de proteção às crianças. 

— E isso não pode ser esquecido um segundo sequer — conclui. 

Data

O 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Neste ano, a data será celebrada no dia anterior para preservar a participação dos estudantes. 

Foto/ Divulgação 

Legenda/ Caminha reúne dezenas de pessoas  nas praças e na rua 

Related posts

Aparelho de ressonância é penhorado e retirado da Santa Casa de Formiga

Pesquisa de eficiência aponta Divinópolis atrás de cidades da região 

Poupar energia: Governo analisa volta de horário de verão