Prefeitos aprovam e CIS-URG vai assumir a UPA

Da Redação

Depois de muito desgaste com a atual gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, os prefeitos da região aprovaram de forma unânime que o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG) assuma a gestão.

O Consórcio é o responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região e será também vai gerir a UPA. 

Entretanto, a troca não deve ser feita de imediato, segundo os órgãos envolvidos, já que existe um contrato vigente entre a Prefeitura e o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp). 

De acordo com a vice-prefeita, Janete Aparecida (Avante), a Prefeitura e o Instituto devem se reunir em breve para abordar as tratativas contratuais.

Decisão 

A decisão de o consórcio assumir a administração da unidade de saúde, foi unânime entre os  prefeitos da região. A votação ocorreu na manhã de ontem, 13, em assembleia realizada no Centro de Divinópolis. 

O órgão confirmou em nota, que a troca foi aprovada por unanimidade e será dado andamento aos trâmites legais. 

— A mudança não será imediata e haverá um período de transição de cerca de 40 dias — informou o Samu.

Presente na votação, o prefeito de Itaguara e presidente do Consórcio, Geraldo Donizete Chumbinho, agradeceu a participação dos colegas.

— Agradecemos a participação dos prefeitos das cidades que fazem parte da Instituição na assembleia. Foi um momento importante tanto para o CIS-URG Oeste quanto para o município de Divinópolis. Essa decisão nos responsabiliza a trabalhar ainda mais para a saúde da população e estamos felizes com a confiança — enfatizou.

Troca

Nas redes sociais, o prefeito Gleidson Azevedo (Novo), que esteve na assembleia, falou sobre a necessidade do CIS-URG, uma vez que não vê falhas da gestão do Samu na cidade.

— Essa ideia já vem desde 2019, porque a gente sabe da excelência do serviço prestado pelo CIS-URG em Divinópolis. Queria agradecer a todos os prefeitos que abraçaram a ideia e eu tenho certeza que vamos ter um serviço de excelência na UPA quando o Consórcio assumir — comentou.

Contrato 

Para que o CIS-URG  assuma definitivamente a gestão da UPA, será necessária uma recisão contratual com a atual empresa. O Agora questionou as duas partes envolvidas, Prefeitura e Ibrapp, para

esclarecer como funcionará a rescisão. 

A vice-prefeita 

 disse que nos próximos dias ocorrerá uma reunião para definir este caso. 

Até o fechamento desta página, por volta das 18h30, o Ibrapp não havia se manifestado.

Ineficiência 

A proposta de trocar o gestor da UPA foi apresentada pelo vereador Rodyson do Zé Milton (PV). Ao justificar sua proposta, Rodyson afirmou que o Ibrapp não poderia continuar gerindo a UPA. Para ele, o modelo adotado até hoje não se mostrou eficiente.

—Tivemos a Santa Casa de Formiga, o IBDS e agora a Ibrapp.  Todos apresentaram problemas e quem pagou por isso foi a população, em alguns casos com a própria vida — ressalta.

Conforme o vereador, para essas empresas trata-se de um negócio lucrativo. 

— No caso de um consórcio de saúde pública como o CIS-URG, não há essa pretensão de lucro. Além disso, o Samu lida constantemente com casos de urgência e emergência, o que garante o know-how necessário para assumir a UPA, inclusive sendo hoje o administrador do socorro aéreo de Minas Gerais graças à competência que tem— frisa.

Na opinião do vereador, essa é a melhor alternativa diante do caos registrado nos últimos meses em Divinópolis.

Em outubro de 2021, após Processo Administrativo Disciplinar (PAD), a Prefeitura rompeu o contrato com o IBDS por irregularidades na prestação de contas. O processo para a contratação da nova administração, entretanto, demorou quase um ano.

O contrato com a Ibrapp foi formalizado em setembro de 2022, quando vencedora da licitação. Na época, o então secretário de Saúde, Alan Rodrigo, acreditava que haveria uma melhora no atendimento. 

— (…) a expectativa é que esta mudança de paradigma produza reflexos assistenciais positivos e que o cidadão de Divinópolis possa usufruir, na prática, dos frutos do trabalho diligentemente realizado — declarou à época.

Related posts

Homem é preso com escopeta na blusa em Formiga

Laiz Soares é condenada a pagar multa por impulsionar vídeo contra Gleidson

PM recupera 340Kg de pescado em Morada Nova de Minas