Pré-candidatos já podem iniciar financiamento coletivo 

Da Redação

Começa hoje o período para os pré-candidatos iniciarem a arrecadação prévia de recursos através de financiamento coletivo. Ainda não é permitido o pedido de votos. Os valores arrecadados deverão ser enviados à Justiça Eleitoral no dia 20 de julho.

— E os partidos políticos que queiram renunciar ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) têm até 3 de junho para comunicar a decisão ao TSE — informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Candidaturas

Depois, a próxima data eleitoral é apenas em julho. Entre os dias 20 de julho a 5 de agosto, os partidos e as federações devem realizar suas convenções para definir os candidatos a prefeito, vice e vereador. 

— Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Propaganda

A propaganda eleitoral começa no dia seguinte. 

— Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa — alerta o TSE. 

Divinópolis

A ‘Cidade do Divino’ tem quatro pré-candidatos a prefeito: Gleidson Azevedo (Novo),  Laiz Soares (PSD), Ademir Silva (PSBD) e Jaime Martins (PSDB). Gleidson terá ao seu lado, mais uma vez, Janete Aparecida (PV) como sua vice. Os demais ainda seguem articulando suas chapas. 

A Federação PT, PV e PCdoB ainda estuda o cenário eleitoral antes de definir sua posição. A possibilidade mais forte é o apoio à Laiz. 

O PL também tem nomes à disposição, mas caminha para apoiar a reeleição do atual prefeito. Dentre os cogitados, o ex-vereador Sargento Elton e da ex-secretária de Saúde e hoje presidente municipal da sigla, Cherie Mourão, esposa de Domingos Sávio. 

União Brasil, Avante, Agir e Cidadania não devem lançar candidatura própria, enquanto o PDT pretende apoiar Laiz. 

(Divulgação/TSE)

Eleição municipal é no dia 6 de outubro

Related posts

Laiz Soares é condenada a pagar multa por impulsionar vídeo contra Gleidson

Mesmo sem biometria, quase 10 mil eleitores podem votar em Divinópolis

TSE proíbe “Bets Eleitorais” durante disputa em 2024