“Quatro caminhos literários na ADL’, tem lançamento agendado para amanhã

Jorge Guimarães 

A tarde/noite de autógrafos desta sexta-feira promete ser emocionante nas dependências da Academia Divinopolitana de Letras, quando acontece o lançamento coletivo intitulado: “Quatro caminhos literários na ADL”, com os acadêmicos Paulo Milagre, Arnaldo Mesquita, Cláudio Guadalupe e Patrícia Laudares.

Evento

O lançamento, a partir das 17h, contará com sessões de autógrafos, encontro com outros escritores e convidados.  Na ocasião cada um irá lançar seus livros, a partir do projeto “Divino Livros” idealizado por Flávio Ramos junto à Câmara Municipal.  Já às 19h, todos vão se dirigir para a praça dos Ferroviários, próximo a Maria Fumaça, no bairro Esplanada, quando haverá um sarau com músicas e poesias. A iniciativa vem com um objetivo maior  que é de colocar a ADL mais próxima dos cidadãos divinopolitanos e dos moradores do bairro Esplanada, onde fica a sede da entidade, na praça dos Ferroviários, atrás da Locomotiva 340.

Lançamentos

Cada acadêmico lançará dois livros, menos  Paulo Milagres que apresentará um de poesias intitulado, “Elos Perdidos”. Arnaldo Mesquita lançará um 2 em 1: “Rezas de amor” e “Barragens”. Patrícia Laudares vem com o “Hannah, a menina que amava livros” e o “Parafraseando o coração”. Já Cláudio Guadalupe lançará “Cicatrizes na Janela” e “Escritas à flor da pele”. 

Divino Livros

O lançamento dos livros acontece através do projeto ‘Divino Livros’, idealizado pelo também acadêmico Flávio Ramos, junto a Câmara Municipal de Divinópolis, que através de aplicações de emendas impositivas, de alguns vereadores, foram publicados 19 livros inéditos de 14 autores da ADL.

Escritores

A reportagem conversou com os acadêmicos que falaram um pouco sobre suas obras.

— O meu livro, “Elos Perdidos” fala de vários temas, como por exemplo: a labuta diária das pessoas, o cãozinho de rua, sonho de consumo, dos elos perdidos (na família), da fantasia da lua, da porta de construção, dos olhos do cego, da tola verdade, dos postos opostos impostos, da natureza etc. São 33 poemas variados — descreve Paulo Milagres. 

Já Patrícia Laudares lança um do gênero infanto juvenil, com o seu , “Hannah: a menina que amava livros” e o outro com poemas, poesias, reflexões e pensamentos, o “Parafraseando o Coração”. 

— Nós quatro resolvemos fazer um lançamento coletivo para que as pessoas tenham acesso a Academia Divinopolitana de Letras, para que conheçam a entidade. Assim a nossa ideia é iniciar o lançamento dentro da academia  com uma roda de conversa literária e, depois seguir para a praça para que as pessoas possam participar mais de perto de um sarau de poesias e músicas, fazendo assim uma pequena festa literária — disse.

Já Cláudio Guadalupe vem com seus recentes livros intitulados ” “Cicatrizes na Janela” e “Escritas à flor da pele”.

— O “Escritas a flor da pele” é um livro que vem com cerca de 150 novos poemas com uma lírica voltada para a questão social, com um olhar mais crítico. Já o “Cicatrizes na janela” é um livro feito em parceria com imagens do projeto Cândido Portinari, que é um projeto da Universidade de São Paulo (USP). Assim na parceria eu publiquei as telas de Cândido Portinari e junto a telas poemas que também falam da situação sócio-política do país — disse o escritor. 

Nova diretoria 

O escritor Augusto Ambrósio Fidelis foi eleito, no último dia 4, presidente da ADL. Ele volta à condução da entidade literária municipal depois de ter ocupado esta função em anos anteriores. A chapa única encabeçada por Augusto Fidelis recebeu a unanimidade dos votos no dia da eleição. Augusto tomará posse em solenidade, em junho, em data a ser agendada, quando se comemora 63 anos de fundação da Academia de Letras. O atual presidente, Joaquim Medeiros, se disse bastante satisfeito com a eleição de um membro que tem experiência administrativa e muito bem conhece o dia da ADL.

Nova diretoria 

A nova diretoria,  além de  Augusto Fidelis, tem como vice Flávio Ramos, secretário-geral Paulo Milagre, primeiro secretário Ernane Reis, segunda secretária Patrícia Laudares, primeiro tesoureiro Arnaldo Mesquita, segundo tesoureiro Welber Tonhá. Também foi eleito o novo Conselho Fiscal.

Posse 

Plano de trabalho 

O presidente eleito apresentou o seu Plano de Trabalho para a gestão 2024/2025 lembrou que o “cargo de presidente é voluntário, bem como todos os demais cargos da diretoria, mas isso não nos isenta da diuturnamente na missão de fazer o melhor. 

— Neste período em que vamos responder pela Academia, tanto em juízo como no seu cotidiano, teremos uma direção, um foco e objetivos claros, tanto para os membros da diretoria bem como para todos os confrades e confreiras, motivo pelo qual foi elaborado um plano de trabalho — destacou. 

Entre as ações a serem implementadas estão:

– Revitalização da sede com limpeza geral, pintura, melhora da iluminação e conserto do que estiver estragado, inclusive fechaduras;

– Adquirir ou receber em doação móveis e obras de arte que possam melhorar a aparência da sede;

– Organizar a Biblioteca “Acadêmico Carlos Altivo”, para possíveis consultas públicas, e o Arquivo documental do Sodalício, além de buscar as condições necessárias para o futuro Museu da Academia;

Fotos/ Divulgação

Lançamentos na ADL contam com quatro autores  

Augusto Fidelis assume mais uma vez, a presidência 

Related posts

Evento na próxima semana apresenta a Rota Padre Libério

Divinópolis recebe pelo 2º ano a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Clipe de Luiza de Iola homenageia antigo povoado de Carmópolis de Minas