Dia de Pentecostes: missa festiva ao lado da futura Cruz de ‘Todos os Povos’ celebra a data

A concentração ocorre na Igreja de Santo Antônio, em Ermida

Da Redação

O Dia de Pentecostes terá celebração especial com missa festiva às 10h deste domingo, 19, no Distrito de Santo Antônio dos Campos. O altar foi instalado ao lado de dois velhos cruzeiros e da futura “Cruz de Todos os Povos” sobre o morro da Guarita, ou Gurita como é conhecido popularmente. A missa será celebrada por frei Leonardo Lucas Pereira, OFM, ex-pároco da Paróquia de Santo Antônio, com a participação de vários grupos de folia do Divino.

Haverá concentração, a partir das 9h, em frente à igreja, das amazonas e cavaleiros que participarão da cavalgada até o morro da Guarita. A missa também integra o programa das comemorações do centenário da chegada dos franciscanos a Divinópolis em 1924. Após a celebração eucarística ao lado da cruz, os presentes compartilham de café de confraternização.

Pentecostes

Pentecostes (quinquagésimo, em grego) é uma das mais importantes festas no calendário católico, pois comemora a descida do Divino Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos com a Virgem Maria, Mãe de Jesus ressuscitado, 50 dias após a Páscoa. A partir de Pentecostes, os discípulos do Mestre empreenderam a grande difusão do Cristianismo para todos os povos, em diversas línguas, conforme escrito no Novo Testamento da Bíblia.

A ‘Cruz de Todos os Povos’

A cerimônia litúrgica deste domingo, ao lado da futura ‘Cruz de Todos os Povos’, no morro da Guarita, tem especial interesse, pois será celebrada no local onde há dois velhos cruzeiros em que se realizam tradicionais atividades religiosas e ao lado da construção de uma estrutura em forma de cruz pela Associação Terrade Deus, “com o objetivo de celebrar a integração e a paz entre os povos”. A instalação começou 2017, cujo projeto segue o modelo e propósito de duas outras com as mesmas dimensões, já instaladas no Líbano (Cruz do Pai) e no México (Cruz do Filho). A cruz que completa a Santíssima Trindade, em Honra ao Espírito Santo, está sendo levantada em Divinópolis, a “Cidade do Divino”. A cruz está sendo edificada por meio de doações e do apoio da população, com o apoio da Diocese de Divinópolis. Com 74 metros de altura, a estrutura equivalerá a duas vezes e meia o tamanho da estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, do Rio de Janeiro. O local já tem sido procurado para passeios, encontros, meditação e contemplação, onde se podem admirar a natureza e o pôr do sol.

(Colaboração: Mauro Eustáquio Ferreira)

Related posts

Divinópolis recebe pelo 2º ano a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Evento na próxima semana apresenta a Rota Padre Libério

Clipe de Luiza de Iola homenageia antigo povoado de Carmópolis de Minas