Início » CMS discute hoje mudança na administração da UPA

CMS discute hoje mudança na administração da UPA

Encontro acontece nesta noite, no Plenário da Câmara

by JORNAL AGORA

Matheus Augusto

O Plenário da Câmara recebe hoje, a partir das 19h, reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O objetivo é discutir a mudança na administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Divinópolis. O Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp) deixa a gestão. Quem assume é o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG), atual responsável pelo Samu na região. 

O consórcio foi convidado por Gleidson Azevedo (Novo). Em assembleia, os prefeitos integrantes do CIS-URG aprovaram a possibilidade, dando início ao processo de transição, que deve durar cerca de 40 dias – a ser concluída no próximo mês. 

Importância

Conforme havia detalhado o presidente do CMS, Guilherme Lacerda, a intenção era mesmo usar o espaço do Legislativo devido a importância do tema. A expectativa é conhecer mais aprofundamento o processo de rescisão. 

— Como representantes da população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), queremos que os atendimentos sejam eficazes, resolutivos e principalmente que a população seja encaminhada às vagas necessárias para que não fiquem sem o tratamento ideal na UPA, que é um equipamento de estabilização e transferência, e não figurando como hospital como tem acontecido — afirmou. 

Transição

Uma comissão foi nomeada pelo Executivo para conduzir a transição. O objetivo é preservar a assistência dos pacientes neste período. 

A mudança de gestão, afirmou anteriormente a Prefeitura ao Agora, não impactará os cofres públicos. 

— Nenhum custo adicional, senão aqueles oriundos da execução do contrato até a data da sua efetiva rescisão. Como é amigável, não haverá incidência de multa para nenhuma das partes — garantiu. 

Ainda de acordo com a atual administração municipal, a decisão afeta apenas a nomenclatura do contrato. 

— Quanto ao formato de contrato, pelo fato de estarmos saindo de uma relação contratual como uma Organização Social e iniciando uma relação contratual com um consórcio, o contrato assumirá o formato de Contrato de Programa, como é típico dos consórcios — detalhou. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00