Início » Dia D contra a Poliomielite aplica 1.770 doses na cidade

Dia D contra a Poliomielite aplica 1.770 doses na cidade

Houve também a atualização da caderneta vacinal das crianças

by JORNAL AGORA

Da Redação 

Cidades de todo o país realizaram, no último sábado, 8, o Dia D da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Na data, foram realizados mutirões de vacinação, a fim de conscientizar os pais sobre a importância de vacinar as crianças com até 5 anos. 

Divinópolis 

Divinópolis foi uma das inúmeras cidades a aderir ao Dia D. As unidades de saúde do município estiveram abertas, das 8h às 16h, para realizar a imunização das crianças.

Durante o dia, houve, também, um desfile nas principais ruas do município, com o Zé e a Maria Gotinha. Os mascotes da campanha visitaram pontos de vacinação e brincaram com as crianças, a fim de mobilizar e conscientizar sobre a imunização.

Em entrevista ao Agora, na última semana, o enfermeiro da Central de Imunização de Divinópolis, Francisco de Sá, contou um pouco sobre a importância da campanha. 

— O que mais nos preocupa é que as coberturas vacinais, principalmente nessa campanha contra a paralisia infantil, ano após ano, vem apresentando queda no Brasil, e Divinópolis não está diferente. 

Segundo ele, é necessário que a meta de vacinação seja atingida para não ter o risco de reintrodução da doença. 

— Se nós não temos 95% das crianças vacinadas, o risco é que alguma pessoa venha de outro país que tenha o vírus e o traga, de maneira que ele consiga se reintroduzir e circular na população — alertou o enfermeiro

Balanço 

Até quinta-feira da última semana, apenas 13% da população alvo havia se vacinado. Depois do Dia D, esse número melhorou, chegando a 20,29%. 

Segundo a Prefeitura, no Dia D, foram aplicadas 625 doses da vacinal. Além disso, também se aplicou 676 doses contra a gripe e 469 de outros imunizantes, totalizando 1770 vacinas durante o dia.

No entanto, esse número ainda é bem abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que busca atingir 95% das crianças com até 5 anos de idade. Divinópolis tem 11.744 pessoas nesta faixa etária que devem receber o imunizante, mas até agora, apenas 2.382 se vacinaram. O que liga o alerta, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Campanha nacional 

A campanha do Ministério da Saúde teve início no dia 27 de maio e vai até 14 deste mês, próxima sexta, com o objetivo de reduzir o número de crianças não vacinadas e reforçar as medidas de erradicação da doença. 

Todas as crianças menores de 5 anos devem se vacinar. Para aquelas com menos de 1 ano, é realizada a atualização da caderneta vacinal; já para as crianças de 1 a 4 anos, é preciso receber uma dose do imunizante. 

Em Divinópolis, a campanha contra paralisia infantil continua em todas as salas de vacinas do município, no período de 8h às 16h; e nas 10 unidades do Programa Saúde na Hora, das 18h às 21h.

Sobre a doença 

A poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores..

O Brasil não registra casos da doença desde o dia 19 de março de 1989, há 34 anos, porém, em alguns países do mundo, como Afeganistão e Paquistão, ela continua endêmica. 

A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus, causador da doença. Já os Os sinais e sintomas da poliomielite variam conforme as formas clínicas, desde ausência de sintomas até manifestações neurológicas mais graves

A vacinação é a única forma de prevenção da doença. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00