Isso é Brasil

Com certeza em algum momento da sua vida, você, caro  leitor,  já ouviu aquela frase “não é ilegal, mas é imoral”. A expressão é utilizada muitas vezes para justificar algo que de uma forma ou de outra foi feito dentro da lei, porém, agride tanto quanto não tivesse sido feito dentro da legalidade, mas é aceitável, pois está dentro da legalidade. A verdade é que a frase é a confirmação de que o Brasil definitivamente não é um país que pode ser levado a sério. Afinal, como definir algo que é legal, mas é imoral? De acordo com o dicionário a palavra imoral significa: contrário à moral, às regras de conduta vigentes em dada época ou sociedade ou ainda àquelas que um indivíduo estabelece para si próprio; falto de moralidade; indecoroso, vergonhoso. E, o que a gente mais vê por aí são exemplos claros disso. Situações que podem até estar dentro do que permite a lei, mas totalmente imorais. Que agridem, ofendem, debocham dos brasileiros diariamente. 

Na última semana, a notícia: Deputada manda 100% das emendas para cidade chefiada pelo seu marido. Isso é Brasil. No texto da matéria: “Os parlamentares costumam indicar a destinação das emendas para as prefeituras onde possuem bases eleitorais. A operação não é ilegal. No entanto, chama atenção, nessa questão em particular, que a deputada tenha direcionado o total das emendas para a cidade onde o marido dela é perfeito e deve disputar a reeleição”. O que é mais desolador nisso tudo é o fato de que situações como essa são rotineiras Brasil afora. Não são ilegais, mas se conforta, são imorais. E, fim da história. É a forma perfeita para que o brasileiro se conforme com o fato de que o dinheiro público será usado, sim de forma no mínimo equivocada, para que políticos se mantenham no poder. Detalhe, tudo isso escancarado. Sem o menor pudor. Sem o menor respeito ou responsabilidade. Mas, afinal de contas, é legal, então está tudo certo. Isso é Brasil! O país onde o dinheiro do povo é usado sem qualquer tipo de fiscalização, com o único intuito de que políticos se mantenham no poder, e ao povo resta apenas a conformação, pois, não é ilegal, mas se conforta, é imoral. 

A verdade é que além de não estar nada ok para o lado de cá, o brasileiro precisa enfrentar todo dia um novo “7×1”. É ler, ver, absorver e apenas seguir a vida. Não tem esperança que dê conta de manter o ânimo em dia, e o desejo de que um dia esse país vai entrar nos eixos. É o dinheiro do povo sendo usado por quem tem como dever fiscalizar, mas não é fiscalizado, e fim de conversa. Não é ilegal. É nada mais nada menos que Brasil. O país onde um parlamentar destinar emendas apenas para o seu reduto eleitoral, com o único propósito de eleger os seus, e ser reeleito não é ilegal. E, o pior, onde tudo isso é feito sem qualquer tipo de fiscalização. Onde o Executivo autoriza tais emendas voltado também para os seus próprios interesses. Isso é Brasil. E, ai, fica a reflexão: tem como esperar que um dia isso aqui mude ou melhore um pouco que seja? Talvez todos já saibam a resposta, e fica apenas a esperança, lutando para que o brasileiro não desista e siga trabalhando para sustentar esse país.

Related posts

Na lama 

Tem trabalhado 

Implacável