Início » Saúde deve concluir nova sindicância na segunda

Saúde deve concluir nova sindicância na segunda

Comissão investiga se houve erro médico em morte de criança de quatro anos na UPA

by JORNAL AGORA

Da Redação

O relatório final da sindicância aberta pela Prefeitura de Divinópolis sobre a morte de Thallya Beatriz, de 4 anos, será divulgado na segunda-feira, 17. A investigação apura se houve erro médico. A criança morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, no dia 26 de abril. 

Caso

Na época, a Secretaria de Saúde (Semusa) informou que a criança deu entrada na unidade com “quadro convulsivo e febril” e não resistiu. 

— (…) a criança foi atendida na unidade de pediatria 15 minutos após sua chegada na unidade. Durante o atendimento, a criança foi encaminhada para o setor de emergência, tendo sido assistida pelos pediatras da unidade e por outros profissionais médicos que também colaboraram no atendimento — ressaltou, em nota publicada após o ocorrido. 

Ainda de acordo com a gestora da unidade, o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp), Thallya já havia sido atendida na UPA, oportunidade em que realizou exames, com resultados dentro do esperado. 

Uma semana depois de perder a filha, Juliana da Silva ocupou a tribuna da Câmara para cobrar esclarecimentos. 

— Eu disse a ela que minha filha estava sentindo muita dor. A médica disse que se ela estivesse sentindo dor estaria chorando — relatou.

O caso também foi comentado pela diretora-técnica da UPA, Ludmilla Pizzigatti, em coletiva da Prefeitura sobre medidas para conter o caos na Saúde. Na oportunidade, ela disse que aguardava a avaliação da sindicância. 

— Porém, na minha opinião como diretora, não houve falhas. O atendimento foi rápido,  oportuno, mas o desfecho não foi o que a gente gostaria que acontecesse — comentou.

Segundo Ludmilla, a menina foi atendida numa quarta-feira, diagnosticada com uma doença respiratória indeterminada. 

— Foi orientada pela médica e prescrita com antibiótico. Avisamos a família para retornar em caso de agravamento e assim foi feito na sexta. Ela chegou com sinais de gravidade e acabou culminando com uma parada cardiorrespiratória, que foi irreversível — explicou. 

Concluída

A Semusa divulgou, nesta semana, o resultado da sindicância instaurada para investigar a morte de Tatielle Scarlat Ferreira, de 28 anos, mãe de três filhos. A paciente procurou a UPA pela primeira vez no dia 16 de maio, com diarreia, vômito e dor generalizada. No dia 18, voltou à unidade com problemas respiratórios, sendo medicada, orientada e liberada. No mesmo dia, durante à noite, retornou à UPA com o quadro de saúde agravado, sendo entubada e transferida para a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus.

— (…) a análise técnica indicou a não existência de relação causal entre as condutas médicas e o desfecho fatídico do caso — definiu a sindicância. 

A comissão, no entanto, recomendou o encaminhamento do caso ao Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, pedido acatado pela secretaria. 

— Diferente do que popularmente se pressupõe, é bastante complexo caracterizar inequivocamente o erro médico, uma vez que nem todo desfecho desfavorável de um caso configura-se necessariamente como erro médico — informou, em nota, a Prefeitura. 

Segundo a atual administração, “nem toda conduta está fundamentada em padrões técnicos absolutos”. 

— Análises feitas isoladamente por profissionais médicos podem trazer opiniões divergentes sobre a conduta ideal em determinada situação, pois estas podem conter critérios subjetivos que não necessariamente externam unanimidade ou a opinião majoritária — ressalta. 

Ao fim, reforçou o caráter técnico e imparcial da sindicância. 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00