Feedback e produtividade: Será que tem relação?

Normalmente vemos esses dois temas em conteúdos separados, se pensarmos bem eles têm mais relação do que pode parecer num primeiro momento. 

A primeira coisa que devemos ter em mente é que o feedback, que é exatamente qualquer informação sobre o seu comportamento manifestado, seja ele positivo ou negativo, ajuda no aprendizado e desenvolvimento individual e coletivo e, partindo desse ponto podemos começar a pensar o que isso tem a ver com a produtividade. 

Defina o que é prioridade

Definir o que é prioridade no momento é um ponto importantíssimo para que você consiga ser uma pessoa mais produtivas. Quantas vezes você já colocou tudo como prioridade e no fim, se tudo é prioridade nada é prioridade, certo?! Neste contexto, em que você não consegue ter clareza sobre qual tarefa deve ser feita primeiro, o feedback pode te ajudar. 

Pedir um feedback de um gestor, de outro colaborador ou de uma pessoa próxima a você sobre a tarefa que é mais urgente, aquela que você precisa estar mais focado naquele momento é de extrema importância, por isso sempre que necessário pergunte “Para você qual é a entrega mais importante neste momento?”. “O que eu preciso fazer primeiro?”

Isso evita que você “perca tempo” com coisas que podem ser feitas em outro momento e te ajuda a trabalhar de forma mais direcionada e, portanto, de modo mais produtivo. 

Compreenda de forma clara quais são os objetivos a serem atingidos

Atrelado à questão da prioridade temos também a questão de entender com muita clareza quais são os objetivos que precisam ser atingidos naquele momento. 

Quando existe uma comunicação clara e que oferece bons feedbacks, entender os objetivos e a forma como eles podem ser atingidos fica mais fácil.

Quando não entendemos quais são os objetivos a serem atingidos, acabamos nos distraindo com coisas que não tem tanta importância e não sabemos em que lugar precisamos chegar, o que acarreta um estado de improdutividade. 

Se empenhe em aprender a dar feedbacks

Um feedback feito de qualquer forma pode minar a confiança de quem o recebe e deixar a pessoa desmotivada, o que pode levar a baixa produtividade. Aqui vão mais algumas dicas: 

  • Seja descritivo sobre o comportamento apresentado. Feedback não é sobre sua opinião e sim, aquilo que você viu e escutou. Assim, fica mais fácil para a pessoa ter consciência da mudança que precisa efetivar em seu comportamento.
  • Seja claro na informação que está transmitindo para a pessoa e faça a checagem se o entendimento da outra pessoa foi o que você queria transmitir. 
  • Fale no tempo adequado.
  • Importante você compreender que uma conversa de feedback não tem nada a ver com ser grosseiro. Aprenda a ter uma conversa assertiva e educada. 

Apresente a importância do feedback que foi dado

O feedback é uma ótima ferramenta de aprendizado e aprimoramento, ao criar uma cultura de feedback sua importância vai ficando cada vez mais clara. 

No início desse processo, uma boa prática pode ser dar exemplos pessoais de como o feedback já fez diferença na sua jornada, apresente exemplos de situações reais mostrando em que ponto você estava e como você conseguiu melhorar e aumentar sua produtividade. 

Com essa estratégia, além de se aproximar da pessoa que está recebendo o feedback, você auxilia o seu interlocutor a criar consciência de quais benefícios serão alcançados a partir daquele ajuste de atitude.

Você já pratica as sugestões apresentadas acima?

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