Partido Verde pode ceder vagas a pré-candidatos se PT apoiar Laiz

Bruno Bueno

Os bastidores das eleições municipais deste ano seguem a todo vapor. A Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PV e PCdoB, trabalha para definir os nomes dos pré-candidatos. Atualmente, o PV tem 12 cadeiras para a disputa contra 4 do PT e 2 do PCdoB. O número, no entanto, pode sofrer alterações. A reportagem apurou que o PV pode ceder vagas se o PT declarar apoio à pré-candidatura de Laiz Soares (PSD) para a  Prefeitura de Divinópolis.

Cenário

O presidente do PV em Divinópolis, Rodyson do Zé Milton, disse que, até o momento, não tem intenção de ceder nenhuma cadeira ao PT. 

— Por enquanto não, mas pode ocorrer um alinhamento se o PT declarar apoio a Laiz — explicou. 

Deliberação interna

A definição dos pré-candidatos pelo PT foi realizada no último domingo, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram). Sete pessoas participaram da eleição e quatro foram escolhidas pelos filiados.

Veja como foi a votação:

  • Sidneia Hermes – 54 votos;   
  • Vítor – 51 votos;   
  • Thay Araújo – 46 votos;     
  • Renato Ferreira – 41 votos;
  • Maria Helena – 39 votos;   
  • Marlucio – 38 votos;   
  • Marco Aurélio Gomes – 37 votos.

Escolhidos

A líder comunitária Sidneia Hermes foi a mais bem votada e está confirmada como pré-candidata a vereadora nas eleições deste ano. Ela tem 48 anos, é professora e sindicalista.

O assessor parlamentar Vitor Costa, de 25 anos, também está confirmado. Ele é bacharel em administração, pós-graduado em comunicação eleitoral e, atualmente, cursa história na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

A professora Thay Araújo foi candidata nas últimas duas eleições. Em 2020, obteve 991 votos na disputa para vereadora. Em 2022, teve 2.400 votos para deputada estadual. Na última semana, ela criticou o diretório do partido por incluir seu nome na votação interna que decidiu os candidatos. 

— Fui pega de surpresa pelo PT Divinópolis. Informaram que não importa se eu fui a mulher negra mais votada do Oeste de Minas, nem tampouco se fui a segunda mulher mais votada de Divinópolis, nem as emendas que trouxe, teria que passar por isso — comentou.

Ex-vereador

O último nome é um velho conhecido. Renato Ferreira tem 50 anos e foi eleito vereador em 2016 com 2.048 votos. Trabalhou nas comissões de Saúde e Meio Ambiente na Câmara Municipal. 

Próximas datas

O calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já definiu datas importantes para os próximos meses. Os pré-candidatos já podem iniciar a arrecadação de recursos através de financiamento coletivo desde que não peçam votos. Os dados devem ser enviados para a Justiça até dia 20 de julho. 

De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações podem realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, eles têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Mais datas

O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. 

Já a partir de 6 de julho, ficam vedadas algumas condutas por parte de agentes públicos, como nomeações, exonerações e contratações, assim como a participação em inauguração de obras públicas.

Partidos, candidatas e candidatos deverão enviar à Justiça, de 9 a 13 de setembro, a prestação parcial de contas. A divulgação com os nomes, CPF ou CNPJ de doadores e dos respectivos valores doados será feita no dia 15 de setembro.

Prisão de eleitores 

A partir de 21 de setembro (15 dias antes do dia da eleição), candidatas e candidatos não podem ser presos, salvo no caso de flagrante delito.  

Já eleitoras e eleitores não podem ser presos a partir de 1ª de outubro (cinco dias antes do dia da eleição), a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto. 

Related posts

Homem é preso com escopeta na blusa em Formiga

Laiz Soares é condenada a pagar multa por impulsionar vídeo contra Gleidson

PM recupera 340Kg de pescado em Morada Nova de Minas