Início » Advogado de biomédica justifica pedido de anulação das provas

Advogado de biomédica justifica pedido de anulação das provas

Defesa alega atraso da Polícia Civil na formalização dos vestígios encontrados

by JORNAL AGORA
Foto: Divulgação - Lorena Marcondes está em prisão domiciliar

Bruno Bueno

O advogado da biomédica Lorena Marcondes, Tiago Lenoir,  justificou o pedido de anulação das provas do caso. Lenoir alega que a Polícia Civil demorou meses para formalizar o recolhimento das provas coletadas na clínica da biomédica. O profissional do direito também pediu o cancelamento da Audiência de Instrução e Julgamento de Lorena, marcada para dia 8 de julho, no Fórum de Divinópolis.

Justificativa

Tiago alega haver quebra da cadeia de custódia prevista no artigo 158-B do Código Penal. Segundo o texto, toda prova relevante para a apuração de um crime deve ser devidamente acautelada, periciada e transportada. 

— Eu tive acesso a fichas de acompanhamento de vestígio dessas provas. Várias dessas foram formalizadas depois dos fatos. Nós não sabemos onde elas foram coletadas, em que circunstâncias foram armazenadas etc — explica.

Para o advogado, a perícia não teve zelo durante o processo.

— Do ponto de vista do Código do Processo Penal e da Resolução da Policia Cívil 8160/2021, que discorre sobre como esse processo deve ser feito, as provas estão completamente viciadas — comenta.

Detalhes

O computador é uma das provas “viciadas”, avalia o advogado.

— Na entrevista coletiva, a perita disse que pegou vários objetos, inclusive um computador. Esse aparelho só foi formalizado no dia 27 de julho, dois meses após o fato. O que aconteceu nesse período?— questiona.

Outros problemas foram apontados pelo profissional. 

— Formalizaram a apreensão de óculos de proteção para laser, campos cirúrgicos, caixas de papelão, detergentes e outros materiais biológicos somente no dia 30 de agosto de 2023. Isso dá a entender que ela esteve no local neste dia — pontua.

2024

Uma das formalizações só aconteceu no começo deste ano.

— Eles só registraram no dia 18 de janeiro de 2024 — explica.

Tiago ainda afirma que Lorena Marcondes nunca fez procedimentos de lipoaspiração.

— Ela tem 12 anos de profissão e não acordou querendo matar ninguém. Era só mais um dia de trabalho — pontua. 

Próximos passos

Ainda segundo o defesa, a audiência de instrução e julgamento se encontra prejudicada.

— Um fruto podre envenena todo cesto. Como vou discutir o julgamento se uma das provas está viciada do ponto de vista legal? — explica.

Ele espera que a situação seja resolvida.

— O correto é revogar as provas e devolver para o Ministério Público para apurar o caso. Assim, a Justiça pode chegar às conclusões se de fato ela cometeu algum crime — acrescenta. 

Lorena está em prisão domiciliar na cidade de Nova Lima. Tiago entrou com um pedido para revogar a condição. O texto tramita no Superior Tribunal de Justiça. 

Polícia Civil

Em nota, a Polícia Civil disse que o inquérito foi concluído e que “não comenta as manifestações da defesa dos indiciados”.

Relembre

Irís Martins, de 46 anos, morreu no dia 8 de maio de 2023 após um procedimento estético em uma clínica na região Central de Divinópolis. A responsável pela operação foi a biomédica Lorena Marcondes, que teria recebido R$ 12 mil para realizar a lipoescultura. 

A vítima sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e precisou ser levada para o Hospital São João de Deus, onde não resistiu.

Investigação

A Polícia Civil afirmou que a cirurgia só poderia ter sido feita com a presença de um médico e de um anestesiologista. 

Lorena e uma enfermeira que auxiliou no processo foram presas preventivamente após o caso, mas progrediram para a prisão domiciliar. 

A biomédica voltou a ser presa em março deste ano em Nova Lima, porém novamente teve a prisão convertida para domiciliar.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00