VOLTA AO MUNDO EM 3 CONTOS 

Lara Ordones

“Volta ao mundo em 3 contos” é um circuito de espetáculos de contação de histórias que percorrerá escolas públicas de Divinópolis oferecendo histórias, artes e literatura para a criançada. Por meio das narrativas, os continentes americano, africano e asiático são apresentados para as crianças de forma brincante e encantadora. Além das histórias, cada apresentação oferece, também, poesias, literatura, doação de livros para a biblioteca da escola e musicalização com o professor e escritor Bruno Rodrigo, autor dos livros doados.

Para Cris Silva, idealizadora do projeto, contar histórias é um importante estímulo à leitura e ao desenvolvimento da linguagem. Além disso, cada apresentação irá enriquecer o repertório cultural e o conhecimento de mundo de cada criança que estiver na plateia.  

A escolha das histórias promove um intercâmbio cultural. Com elas, as crianças poderão conhecer um pouco mais sobre as mitologias e os saberes de povos que estão espalhados por todo o planeta e, ao final de cada apresentação, poderão confeccionar uma arte que simbolize a história narrada. É uma forma de viajar ao redor do mundo sem sair do lugar. 

Nesse projeto, o estímulo à imaginação e ao respeito pela diversidade estão garantidos. “Volta ao mundo em 3 contos” está acontecendo desde o dia 18 e vai até amanhã, dia 21, com a última apresentação em uma Escola Municipal da cidade.  

Aprovado pela Lei Paulo Gustavo

O “Volta ao mundo em 3 contos” é um projeto aprovado e executado pela Lei Paulo Gustavo Municipal. Mais de 100 projetos estão sendo realizados em Divinópolis graças à Lei Emergencial que foi pensada e criada para amenizar os impactos causados pela Pandemia da Covid -19 na classe artística e cultural. Foram 3 bilhões de reais distribuídos em todos os Estados e em quase todos os municípios do país, que de forma descentralizada distribuiu a verba por todo o país, contemplando a diversidade de manifestações artístico/culturais. Divinópolis recebeu quase R$ 2 milhões para o setor. 

Sobre a proponente

Cris Silva, idealizadora do projeto, é  contadora de histórias, produtora cultural e cofundadora do grupo “Bem-te-conto”. Desde 2016 se apresenta em escolas, shoppings, praças, espaços culturais e festas literárias com seu grupo. Já participou como escritora de duas antologias “Histórias contadas por quem conta” da Editora Patrimônio das Letras e “Poesia Coletiva Arteferiana” com o coletivo Arteferia, 2024. Além da LPG, já aprovou projetos na LAB I, FEC, UFSJ dentre outros. É produtora do Livro “Oyá – a menina que conquistou os ventos” e “Erê – O menino e o tambor”, ambos do autor Bruno Rodrigo e integrante dos coletivos Arteferia e MUSA.

Contato

Para saber mais sobre o trabalho de Cris Silva e do grupo “Bem te conto”, acesse as redes sociais @crissilvapsico e @bem.te.conto e fique por dentro!  

ANOTE AÍ 

Saldo remanescente Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Cultura lançou um edital para viabilizar recursos da Lei Complementar 195/2022 – “Lei Paulo Gustavo”, referente ao saldo remanescente no valor de R$ 36.611,81.

O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios na última sexta-feira e tem como objetivo viabilizar o acesso desta verba ao setor cultural. 

O edital e formulários estão disponibilizados no site da Secretaria Municipal de Cultura: cultura.divinopolis.mg.gov.br e as inscrições vão até às 23h59 do dia 4 de julho. Fique de olho!

Related posts

Cine Clube – Trem Bão de Minas exibe três curtas nesta sexta

Divino Tablado oferece oficinas de teatro

Sábado tem ‘Hora do Conto’ especial