Início » Relíquias de Santa Teresinha chegam a Divinópolis para veneração de fiéis 

Relíquias de Santa Teresinha chegam a Divinópolis para veneração de fiéis 

Relicário fica até domingo na cidade; programação contará com uma série de atividades e participação de diversos devotos

by JORNAL AGORA

Da Redação

Símbolo espiritual para fiéis e devotos, as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face estão em peregrinação pelos carmelos do Brasil desde fevereiro. A urna com as relíquias de primeiro grau, que leva o nome de relicário, contém os ossos de Santa Teresinha, e vieram diretamente da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França.

Divinópolis foi uma das cidades selecionadas para receber o relicário, e nesta quinta-feira, 20, uma carreata e algumas missas marcaram a chegada das relíquias no município. Diversos devotos da santa terão, até domingo, 23, a oportunidade de venerar e de se conectar espiritualmente com a vida e a obra da Santa. 

Recepção

A programação de visita das relíquias faz parte, ainda, do calendário em comemoração aos 112 anos do município e começou ontem, com um momento de recepção para a chegada do relicário. A organização teve início a partir das 11h, com uma concentração em frente ao Hospital São Bento Menni.

Em seguida, foi realizada uma grande carreata, que passou por todos os hospitais e também pela UPA de Divinópolis, com destino ao Carmelo Imaculada Conceição. A partir daí, foram realizadas duas missas, no turno da tarde, inclusive uma com Dom Geovane Luís da Silva – bispo da diocese de Divinópolis – além de vários momentos de veneração. 

À noite, foi realizado o primeiro traslado das relíquias, que foi para a Paróquia São José Operário, onde teve a celebração da missa e momentos de palestras para os devotos da região. 

Programação 

A programação foi pensada para contemplar o máximo de fiéis do município até domingo, último dia que o relicário ficará em Divinópolis. 

Nesta sexta, serão realizadas mais quatro celebrações de missas, todas elas no Carmelo Imaculada Conceição, com padres de diferentes paróquias, e momentos de veneração durante todo o dia, com grupos católicos. 

No sábado, as relíquias visitarão a Comunidade Santa Teresinha, no bairro Jardim das Oliveiras; o Santuário de Nossa Senhora Aparecida; a Catedral do Divino Espírito Santo e o Santuário Senhor Bom Jesus, no bairro Niterói. Em todos esses locais terá a veneração dos fiéis e a celebração de uma missa.

Domingo se inicia com uma procissão, logo às 5h30, que sairá do Santuário Senhor Bom Jesus em direção ao Carmelo, onde, às 6h30, acontecerá a missa de despedida. Neste dia, também, haverá barraquinhas de alimentação e venda de artigos religiosos no local.

Santa Teresinha 

Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Alençon, na França, no dia 2 de janeiro de 1873 e morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. 

Nascida em uma família de ótimas condições financeiras e temente a Deus, seus pais – Luís e Zélia – tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa. Quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa, que também se tornaram freiras – Maria, Paulina, Leônia e Celina. 

À primeira vista, pode parecer que Teresinha foi santa desde a sua infância, porém, sua história revela um caminho de amadurecimento à custa de muitos sofrimentos, como por exemplo, a perda de sua mãe quando tinha 4 anos e 8 meses, por conta do câncer; a ida de suas irmãs para o carmelo; separar-se de seu pai e vê-lo sofrer de problemas psiquiátricos; por fim, a tuberculose e outros problemas de enfermidade nos seus últimos anos de vida.

Tudo isso levou essa mulher a oferecer-se a Deus, dia após dia de sua vida, com muita simplicidade e pequenez. Ela também fez uma profunda experiência com o Natal, tendo o Menino Jesus como doador de uma “total conversão”, aos seus 13 anos de idade, no ano de 1883. 

Depois disso, sua vida foi transformada e ela começou a dar grandes passos na vida espiritual. Esse fato foi tão importante, a ponto de levá-la a assumir o nome de Teresinha do Menino Jesus.

Por toda sua história dentro do convento, Terezinha foi proclamada em 1927, 30 anos após sua morte, como padroeira das missões pelo Papa Pio XI.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00