PV abre mão de vagas na Câmara para selar apoio de PT a Laiz Soares

Matheus Augusto

Agora é oficial: a federação composta por PT, PV e PCdoB formalizou o apoio à pré-candidata a prefeita de Divinópolis, Laiz Soares (PSD). Uma das condicionantes no debate interno era a demanda do Partido dos Trabalhadores por mais pré-candidatos na disputa pelo Legislativo. Anteriormente, tinha quatro. Agora, terá seis. 

Distribuição

Na disposição inicial, o Partido Verde, único com vereador eleito — o presidente local da sigla, Rodyson do Zé Milton —, teria direito a indicar 12 pré-candidatos a vereador. O PT, quatro; e o PCdoB, dois. 

No entanto, o PT solicitou mais vagas como uma das condições para declarar apoio a Laiz, como noticiou o Agora na última semana. O diálogo interno na federação foi positivo e, com o avanço, o partido terá seis indicações, subtraindo duas do PV. Os candidatos serão definidos por cada partido em suas convenções. 

Na avaliação do presidente do PCdoB, Rômulo Duarte, reforçou a intenção de construir uma chapa qualitativa para o Legislativo. Sobre o apoio à pré-candidatura ao Executivo, apontou para a necessidade de superar diferenças políticas em prol de uma candidatura ampla, focada em crescimento econômico com justiça social para a cidade. 

—  Nós do PCdoB, PV e PT, nos unimos em prol da pré-candidatura de Laiz Soares do PSD por ser um projeto que é hoje de todos. É a magnitude da busca por melhorias para a cidade que nos leva a essa decisão. Atendemos ao chamado de 

Divinópolis: juntos vamos tornar realidade o futuro que todos nós almejamos. Divinópolis pede mais — conclui Duarte.

PT define nomes

Em votação partidária neste mês, o PT já deliberou sobre os nomes à disposição. São eles: 

  • Sidneia Hermes – 54 votos;   
  • Vítor – 51 votos;   
  • Thay Araújo – 46 votos;     
  • Renato Ferreira – 41 votos;
  • Maria Helena – 39 votos;   
  • Marlucio – 38 votos;   
  • Marco Aurélio Gomes – 37 votos.

Executivo

Por enquanto, Divinópolis tem apenas duas pré-candidaturas a prefeito confirmadas. De um lado, Laiz Soares e o vereador Ademir Silva (PSDB). Do outro, o prefeito Gleidson Azevedo (Novo) tentará a reeleição ao lado de Janete Aparecida (Avante). 

Laiz conta com o apoio do PDT, PRD, Rede, PV, PCdoB e Cidadania, enquanto o atual mandatário do Executivo deve ter ao seu lado PL, Republicanos (maior partido na Câmara) e Agir.

Datas

Os candidatos serão confirmados oficialmente apenas durante as convenções partidárias, entre 20 de julho a 5 de agosto, conforme prevê o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

— Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral — informa. 

A propaganda eleitoral começa no dia seguinte. 

— Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa — alerta o TSE. 

Encerramento

Devido às eleições, serão encerrados neste primeiro semestre os programas partidários, diferente das propagandas eleitorais, que começam em agosto. PL, PT e União Brasil exibem seus anúncios hoje, quinta e sábado, entre 19h30 e 22h30. 

Polêmicas

O senador Cleitinho (Republicanos) criticou, na última quinta-feira, a proposta em trâmite no Congresso para conceder anistia aos partidos políticos das multas por descumprimentos na destinação de recursos para as cotas mínimas de sexo ou raça. 

— Chega de maracutaia e de coisa errada! Vem uma PEC de anistia para poder perdoar quem fez coisa errada com dinheiro público. Quem faz coisa errada com dinheiro público não deveria nunca mais se candidatar. Esses caras nunca na vida poderiam ter chance de disputar uma eleição novamente — afirmou o senador. 

Related posts

Laiz Soares é condenada a pagar multa por impulsionar vídeo contra Gleidson

Mesmo sem biometria, quase 10 mil eleitores podem votar em Divinópolis

TSE proíbe “Bets Eleitorais” durante disputa em 2024